Utilizando técnicas de grafite e muralismo como meio de engajamento e conscientização sobre a importância da água, o Projeto “Arte nas Águas de Minas” leva a arte urbana para cidades de Minas Gerais.
O Projeto, que teve início em outubro de 2024 está em sua primeira etapa, e já passou por cidades como Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano, onde promoveu a produção de 18 obras de arte urbana e realizou oficinas de arte com jovens locais.
Sobre o projeto
O projeto “Arte nas Águas de Minas” é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), que conta com o patrocínio da Copasa.
Além de colorir os reservatórios da Copasa, transformando os muros em galerias de artes a céu aberto, as obras são realizadas por artistas locais e convidados do projeto, buscando promover uma conscientização sobre a importância e valorização da água.
As artes são inspiradas na realidade regional de cada cidade, em que cada artista buscou inspirações que conectassem seus trabalhos com os locais. As obras buscam ressaltar a água como elemento natural e fator de união entre as pessoas, valorizando a sustentabilidade e a conservação deste recurso precioso.

Oficina com jovens
Além de fomentar a cena artística e promover uma reflexão sobre a valorização da água por meio dos murais, o projeto também realizou oficinas de muralismo e arte urbana com jovens locais e estudantes de escolas públicas de algumas cidades percorridas pelo “Arte nas Águas de Minas”.
As oficinas foram conduzidas pelos próprios artistas e promoveram o primeiro contato com as práticas artísticas para alguns jovens, aproximando-os de um universo criativo, despertando talentos e incentivando a valorização da cultura local.
A experiência uniu teoria e prática. Além de aprender técnicas com spray e pincéis para realização de contorno, preenchimento e grafitti, os jovens também tiveram a oportunidade de produzir suas próprias artes.

A primeira etapa do “Arte nas Água de Minas” foi concluída em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Foram 18 murais produzidos em 6 cidades de Minas Gerais por artistas como Luna Bastos, Thiago Moska, Leonardo “Cisco” Advíncola, Prado Neto, Jefferson Vilela (TADEO), Fênix, Bela Parada, Léo Caxeta, Bozó Bacamarte e outros talentos.
Mas não para por ai, o projeto ainda vai passar por mais seis cidades mineiras, promovendo cultura e sustentabilidade. Acompanhe as redes sociais da Copasa para ficar por dentro de tudo!