Semana da Inconfidência: Ouro Preto e Tiradentes vão receber programação especial para celebrar a data

Semana da Inconfidência_ Ouro Preto e Tiradentes vão receber progamação especial para celebrar a d
A ideia é que a Semana da Inconfidência seja também um momento de celebração, de conexões criativas, de valorização e desenvolvimento da produção de arte e cultura. (Reprodução/Envato Elements)

Ouro Preto e Tiradentes, entre os dias 14 e 23 de abril, serão palco de uma programação cultural que marca a estreia da Semana da Inconfidência. O projeto inédito é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes.

O objetivo é iniciar uma nova abordagem para as comemorações do dia 21 de abril em Ouro Preto e em Tiradentes, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia da criatividade em ambas as cidades. 

Desta forma, além dos ritos oficiais que têm lugar em Ouro Preto no dia 21 de abril, a ideia é que, anualmente, a Semana da Inconfidência seja também um momento de celebração, de conexões criativas, de valorização e desenvolvimento da produção de arte e cultura. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a iniciativa contribui para ampliar o reconhecimento do modo como o importante legado da Inconfidência reverbera nos dias de hoje. 

“A Semana da Inconfidência trará a oportunidade de celebrarmos a liberdade que mora em Minas. Vale lembrar que a liberdade é um sentimento expresso na nossa bandeira que reflete os ideais iluministas. Esses inspiraram o movimento da Inconfidência, sendo este um marco histórico e cultural não só para o nosso estado mas para o Brasil. A partir dessa programação, pretendemos reforçar a mensagem de que em Minas Gerais somos livres para ser, viver, aprender, empreender e criar, sempre com o respeito às diferenças e baseados no princípio de uma cultura da paz, da hospitalidade e do acolhimento do povo mineiro”, pontua Leônidas Oliveira.

A Semana da Inconfidência é promovida com o apoio da Gerdau, da Fundação de Arte Ouro Preto (Faop), do Museu da Inconfidência, do Sesc, do Instituto Território Criativo, da Stratégia Comunicação, do Sons do Brasil, da Bento Produção Cultural, da Planeta Cultura & Sustentabilidade, além de associações de bairros e escolas de Ouro Preto. 

Programação de Ouro Preto: Semana da Inconfidência em Conexões 

Durante oito dias, uma intensa programação cultural e gratuita contemplará diversos projetos de Ouro Preto, em especial ações voltadas para história, arte, cultura e educação, mobilizando moradores e turistas que visitam o município. Será um período em que o público, de todas as idades, terá a oportunidade de se conectar com vários espaços da cidade. Os bairros Antônio Dias, Alto Das Dores, Santa Efigênia, Veloso, Padre Faria, Piedade, Santana e o distrito de Antônio Pereira serão integrados pela festa, além da tradicional Praça Tiradentes e ruas do centro. 

As escolas do município também farão parte desse projeto, por meio do programa Estação das Histórias. Contadores de histórias e escritores, como Marcelino Xibil, Juvenal Bernardes e Nana Bernardes, se apresentarão nesses espaços, circulando pelos bairros e distritos de Ouro Preto.

A cidade receberá artistas de todo o estado, e as apresentações acontecerão de maneira descentralizada. Além da Praça Tiradentes e ruas do centro, oito bairros e o distrito de Antônio Pereira serão palcos da festa. Dentre as atrações musicais já confirmadas estão as Orquestras do SESI e SESC; o show “Quatro irmãos”, que reúne Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges; a Banda Makondo e Silvia Gomes; e a Escola de Música e Espaço Cultural Samba Preto ChoroJazz.

Além desses nomes, haverá apresentações com grupos da cultura tradicional, que integram o projeto Sons do Brasil, como Zé Pereira, a Guarda de Moçambique Santa Efigênia, a Berimbalada (Cortejo de Berimbaus), além de artistas de Ouro Preto e o cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical Sérgio Pererê. 

Conferências, exposições, mostras e seminários ampliam a programação, como o Festival de História, que, neste ano, abordará o tema “Histórias para não esquecer”. A mostra “Itinerários da Independência” – Caminhão-Museu do Projeto República/UFMG” é outra atração do festival.

O Projeto Sextas Abertas, promovido pelo Núcleo de Arte & Ofícios Faop, oferecerá uma programação multicultural no tradicional bairro Antônio Dias. O objetivo é ressaltá-lo como um território dinâmico voltado para as vivências da população e para um turismo de base criativa e comunitária. 

Confira as informações completas abaixo (inserir grade da programação). 

Programação de Tiradentes: Semana da Inconfidência e Festival da Mineiridade 

Em Tiradentes, a programação vai acontecer nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de abril. Além dos atos cívicos previstos para o dia 21 de abril, com hasteamento de bandeiras, desfile das escolas municipais, apresentações da banda do Exército, da banda Ramalho, haverá ao longo desses dias um destaque especial para a cozinha mineira.

No Largo das Forras será montado o espaço Mineiridade, cuja abertura acontecerá no dia 14, a partir das 16h. Os queijos mineiros, os cafés e as quitandas serão protagonistas. O público poderá apreciar essas delícias e aprender mais sobre o preparo de cada uma delas com cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.

Atrações culturais também vão agitar a cidade. No dia 21, haverá apresentação do Quinteto Bravíssimo. E todos os dias, a partir das 15h, acontecerão intervenções teatrais, no Largo das Forras.