Uma tecnologia avançada de monitoramento das redes de água e esgoto de Minas Gerais tem permitido à Copasa identificar falhas no sistema em tempo real. O Copasis permite o acompanhamento remoto do sistema antes mesmo que clientes sejam afetados.
O sistema integrado de supervisão teve início em 2019. Com o sistema é possível monitorar cerca de 2 mil unidades operacionais em 300 cidades mineiras, o que inclui o acompanhamento do nível de reservatórios e a detecção de falhas nos equipamentos de bombeamento de água.
O Copasis garante monitoramento das redes via telefonia celular e internet em tempo real, 24 horas por dia. A equipe fica de olho em variáveis que indicam problemas nos reservatórios antes da queixa dos consumidores.
Inicialmente, a tecnologia foi implantada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a complexidade do sistema é maior. Mas projeto foi ampliado para a chamada macrooperação da Copasa e agora chega a operações menores em todo o estado.
Com as novas telas de monitoramento implantadas na segunda fase do projeto, é possível acompanhar em tempo real o nível dos reservatórios e analisar dados sobre as condições momentâneas do sistema de distribuição de água, assim como averiguar falhas de funcionamento dos conjuntos de bombeamento de água.
“Quando algum alerta é observado, prontamente um profissional de manutenção é enviado para verificar qual falha está acontecendo, afirma a engenheira de automação da Copasa, Gabriela Correia. Se o problema por falta de energia elétrica, é gerada uma uma notificação imediata à Cemig para solucionar o problema. Caso o problema seja causado por outra falha na rede, uma equipe da Copasa é enviada ao local para saná-lo o mais rápido possível.
“Não só evita falta d’água, como pode ser observado um rompimento de rede antes mesmo que consumidor perceba”, afirma Gabriela Correia.
Anteriormente, o monitoramento das unidades era feito localmente, o que dificultava a identificação rápida de falhas. Muitas vezes, as equipes tomavam conhecimento de uma falha eletromecânica, por exemplo, somente depois que os clientes começavam a registrar reclamações nos canais de atendimento.
Com o Copasis, toda a supervisão passa a ser feita remotamente, com intervenções locais limitadas a manutenções específicas, o que representa um grande avanço na eficiência operacional e na qualidade do serviço prestado. Além disso, o monitoramento em tempo real cria uma base de dados que permite otimizar obras e intervenções no sistema de abastecimento.