Tempo Magis: Colégio Loyola oferece modalidade de tempo estendido para crianças de 3 a 8 anos

Tempo Magis: Colégio Loyola oferece modalidade de tempo integral com atividades extracurriculares para crianças de 3 a 8 anos
O Tempo Magis, o tempo estendido Colégio Loyola, oferece atividades extracurriculares às crianças de 3 a 8 anos, no contraturno das aulas. (Reprodução/Colégio Loyola)

Por que o ambiente escolar é importante para o desenvolvimento infantil? Ficar o tempo integral na escola é adequado para a criança? Meu filho não vai se cansar muito? E a convivência com a família, não ficará prejudicada se ele ficar o dia todo na escola? 

Essas são algumas das questões que podem surgir, quando os pais decidem buscar uma escola que ofereça a possibilidade de que a criança frequente também o contraturno das aulas. Essa tem sido a realidade de diversas instituições de ensino, que, a partir da educação infantil oferecem atividades em tempo integral

A modalidade pode ser um conforto e uma solução inteligente e segura para pais que trabalham fora de casa, e que busquem um ambiente de confiança e adequado ao acolhimento responsável de seus filhos.

Pode ser, também, uma opção para aqueles que desejem oferecer às crianças oportunidades que extrapolem o cotidiano das aulas formais, com novas possibilidades de socialização, desenvolvimento da autonomia e de novas práticas e experiências.

Conheça o Tempo Magis

Recentemente, o Colégio Loyola, tradicional instituição educacional de Belo Horizonte, que integra a Rede Jesuíta de Educação (RJE), criou o “Tempo Magis” – o tempo estendido, oferecendo atividades extracurriculares às crianças de 3 a 8 anos, no contraturno das aulas, na parte da manhã.

Segundo a gestora pedagógica da Unidade 1 do Loyola, Viviana Pérez Moreira, trata-se de uma oportunidade de proporcionar às crianças experiências de vida prática que ampliem o repertório cotidiano, com atividades e oficinas para o corpo em movimento (iniciação esportiva, dança, música, jogos, capoeira, brincadeiras), a convivência e o autoconhecimento, a introdução à investigação científica, a prática da espiritualidade (momentos de iniciação à espiritualidade de Santo Inácio de Loyola), aulas de Inglês e Robótica, além de outras experiências que levam as crianças a ampliar seu olhar e suas experiências pessoais.

Para Marah Mileib, mãe de duas crianças matriculadas no Tempo Magis do Loyola, a ideia de estender o tempo de permanência dos filhos no colégio teve o objetivo de proporcionar-lhes experiências que não podem ter no dia a dia.

“Nós queremos oferecer a eles uma infância na qual eles possam brincar de pega-pega, esconde-esconde, subir em árvore, brincar como nós brincávamos quando éramos crianças. Viver em uma cidade grande, em apartamento, dificulta isso”, comenta Marah. “Estamos muito felizes com o Tempo Magis, e as crianças mais ainda! Eles têm atividades como culinária, jardinagem, arte, música, e notamos que eles agora conseguem interagir melhor com outras crianças, inclusive de idades diferentes”, completa Marah.” 

No Tempo Magis, os estudantes podem ficar no turno estendido (manhã) dois, três ou cinco dias da semana, com a participação em todas as práticas e oficinas oferecidas, incluindo Inglês, Robótica e Iniciação Esportiva.

As aulas de Inglês estão a cargo da Cultura Inglesa, e todo o material didático está incluso no valor da mensalidade.