Aprovado em 2020, o Novo Marco do Saneamento define metas para universalização do acesso a água e esgoto no Brasil. O projeto estipula diretrizes objetivas para garantir água potável e esgoto tratado a população.
Pelo texto, até 2033, a distribuição de água deve atingir 99% da população, enquanto para a coleta e tratamento de esgoto a meta é atingir 90%.
No caso da Copasa, a primeira meta já foi atingida, e agora o caminho é rumo a ampliar o acesso ao esgoto tratado. Para isso, a empresa criou o programa Universaliza Minas, que visa atingir os índices exigidos no menor tempo possível. O plano é investir R$ 386 milhões até 2026 para garantir água e esgoto na casa de 290 mil pessoas em saneamento rural.
“Vivemos uma nova realidade que o Novo Marco do Saneamento trouxe, que é o saneamento rural. A Copasa saiu à frente disso no Brasil e tem se destacado”, afirma o presidente da companhia, Guilherme Duarte.
A iniciativa inédita no Brasil visa garantir o acesso a água tratada e saneamento a mais de 230 mil habitantes, residentes em 400 pequenas localidades do Estado, de 156 municípios.
Exemplo do investimento da Copasa na ampliação do sistema de abastecimento e esgotamento sanitário em comunidades rurais pode ser visto no Triângulo Mineiro, onde a estatal aportou R$ 4,1 milhões para execução de obras em Água Comprida, Fronteira, Prata e Veríssimo. Serão construídos 25 quilômetros de redes de distribuição e nove quilômetros de tubulações coletoras. A previsão é que as obras sejam entregues em abril de 2025, beneficiando 50 mil moradores.
Na região Norte, obras feitas em bairros de Montes Claros garantem maior qualidade de vida para mais de 3 mil pessoas. Com o investimento de cerca de R$ 1,4 milhão, a companhia garantiu acesso a água para moradores da Vila Mauricéia, São Lourenço e Vila Castelo Branco.
“Há 10 anos vivo aqui na Vila Mauricéia, e a vida era sofrida. Ao andar na rua, a gente desviava de esgoto. Água, não tinha. Às vezes, ficava quatro, cinco dias sem acesso algum à água, os vizinhos tinham que se unir. Tudo mudou, melhorou 100%, agora é só alegria”, conta o assistente de telemarketing Lucas Rafael, ao contar a nova realidade depois das obras.