PBH amplia pontos de vacinação para a população com comorbidades

Vacinação pessoas com comorbidades bh
As regionais da capital receberam mais pontos de vacinação nesta segunda-feira (Adão de Souza/PBH)

Após registro de longas filas em pontos de vacinação espalhados pela capital mineira, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a ampliação os locais onde é feita a imunização. A partir desta segunda-feira (10), o número de endereços por regional será ampliado para quatro (veja a lista completa abaixo).

Segundo a prefeitura, a vacina que está sendo aplicada no público com comorbidades é a Pfizer, imunizante que necessita de armazenamento e aplicação diferentes das demais. Por isso, o Ministério da Saúde orientou que os pontos de vacinação sejam mais concentrados e não recomendou a modalidade drive-thru até o momento.

De qualquer forma, para evitar mais aglomerações, a PBH decidiu ampliar os pontos de imunização das pessoas com comorbidades que tenham 55 e 56 anos completos até 31 de maio. Confira aqui a lista completa com todos os centros de saúde disponíveis, divididos por regionais, ou ao final desta reportagem.

Uma outra medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde é a antecipação da conferência dos documentos necessários para receber o imunizante, que será feita já na fila. Ainda de acordo com a gestão municipal, as doses para o público contemplado nesta etapa do Plano Nacional de Imunização estão garantidas.

A secretaria informou que acompanha de perto o processo de vacinação, a fim de garantir a qualidade das vacinas e a assistência à população. “É indispensável que todos sigam as medidas de segurança, com uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos para reduzir o risco de transmissão da doença”, reforçou a PBH, por nota (leia na íntegra abaixo).

Moradores reclamam das filas

No sábado, algumas pessoas reclamaram do tamanho das filas para receber o imunizante em Belo Horizonte, e do tempo de espera para receber, de fato, a vacina. “Nossa, BH tá um caos para vacinação, eles deviam ter aberto mais postos, estou me sentindo muito sortuda de ter vacinado, no primeiro posto que fui a fila estava dobrando o quarteirão, no outro escondido tinha tipo 12 pessoas na minha frente, sorte demais bicho”, disse uma internauta, no Twitter.

Veja mais reclamações:

Lista dos pontos de vacinação para pessoas com comorbidades

Pontos de vacinação (Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)
Pontos de vacinação (Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)
Pontos de vacinação (Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)
Pontos de vacinação (Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)
Pontos de vacinação (Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)

Nota da prefeitura na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a vacina utilizada para o público com comorbidades, no momento, é a Pfizer. Por ser um imunizante com armazenamento e aplicação diferentes, há uma orientação do Ministério da Saúde para que os locais de vacinação sejam mais concentrados e, neste momento, em função das especificidades, não está recomendado pontos de drive-thru.

A Prefeitura informa, ainda, que ampliou, a partir desta segunda-feira, dia 10, os locais de vacinação para pessoas com comorbidade de 56 e 55 anos completos até 31 de maio. A aplicação vai ocorrer em quatro centros de saúde por regional para dar segurança à população e evitar aglomerações. Segue o link com os endereços dos locais de vacinação: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/pontos-de-vacinacao-para-pessoas-com-comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando de perto o processo de vacinação para garantir a qualidade do imunizante e a assistência à população. Outra medida adotada foi antecipar, já na fila, a conferência dos documentos necessários. As vacinas para os públicos contemplados nesta etapa da campanha estão garantidas. É indispensável que todos sigam as medidas de segurança, com uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos para reduzir o risco de transmissão da doença”.

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!