Pose: Pela 1ª vez, Emmy indica mulher trans à categoria de melhor atriz

mj-rodriguez-pose
Mj Rodriguez no papel de Blanca, em “Pose” (Reprodução/@poseonfx/Instagram)

A atriz Mj Rodriguez recebeu indicação ao Emmy 2021 de melhor atriz principal em série dramática, nessa terça-feira (13). Com isso, ela se tornou a primeira mulher trans a ser indicada na categoria de melhor atriz na história da premiação. Segundo a GLAAD, (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação), Mj também é a primeira artista trans a ser indicada em qualquer categoria de ator ou atriz principal do Emmy.

Michaela Jaé Rodriguez interpreta Blanca na série “Pose”, do canal FX, que recebeu outras nove indicações nesta que é a 73ª edição do Emmy. Billy Porter, que recentemente revelou ser HIV positivo, foi indicado na categoria melhor ator principal em série dramática, também pelo seu trabalho em “Pose”.

Avanço para as mulheres trans

“A indicação de Michaela Jaé (Mj) Rodriguez para o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática é um avanço para as mulheres transgênero em Hollywood e um reconhecimento há muito esperado pelo desempenho inovador de ‘Pose’ nas últimas três temporadas”, escreveu a presidente e CEO da GLAAD, Sarah Kate Ellis.

A presidente da ONG pelos direitos LGBTQIA+ ainda acrescentou: “Além disso, a indicação do programa para Melhor Série Dramática, bem como a terceira indicação de Billy Porter para Melhor Ator em Série Dramática, marcam um programa histórico que, sem dúvida, elevou o padrão da representação trans na televisão e mudou a maneira como os telespectadores em todo o mundo entendem a comunidade trans”.

Mj Rodriguez se emociona

Mj Rodriguez compartilhou em seu Instagram o momento em que recebeu a indicação à premiação. No vídeo, ela e demais pessoas presentes assistiam às nominações e gritaram em comemoração ao ouvir o nome da atriz. Michaela bateu palmas e, ao fundo, alguém disse: “Você merece isso, querida, você merece!”. Confira o registro:

Na legenda, Mj Rodriguez escreveu: “Ainda estou na nuvem nove… Eu realmente não consigo acreditar! Obrigada @televisionacad, eu ainda estou engasgando. Eu não apareci tanto na câmera porque eu estava uma bagunça!! Senhor Jesus, eu sou #EmmyNominada”.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários