Pelo 2º dia seguido, BH bate recorde e tem dia mais frio do ano

Frio em BH
Termômetros marcaram 8,7 °C entre as 6h e as 7h de hoje (Amanda Dias)

Belo Horizonte mal registrou o dia mais frio do ano ontem (5) e voltou a bater o recorde na manhã desta terça-feira (6), em uma semana que vai continuar gelada. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros marcaram 8,7 °C entre as 6h e as 7h de hoje, na região da Pampulha. Ontem, a menor temperatura registrada foi de 8,8 °C.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do instituto, o céu vai continuar claro ou parcialmente nublado em BH ao longo da semana, mas não há chance de chuva. “À tarde, durante a semana, a umidade relativa do ar vai girar em torno de 30%, e as temperaturas devem variar entre 9 °C e 24 °C. A partir de segunda-feira (12), elas vão começar a aumentar”, detalha.

Conforme explicado pelo especialista ainda ontem, “tudo tem sido provocado devido à passagem de uma massa de ar frio sobre o estado de Minas Gerais. Na semana passada, tivemos muito frio, inclusive com temperatura negativa. A massa que está atuando por aqui é oriunda da região polar. Ela tem como característica a modificação do ar mais quente para o frio. Por consequência, provoca queda de temperatura e, em algumas regiões, até geada”.

Alerta

A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta nessa segunda-feira, informando que os termômetros na capital devem registrar temperaturas abaixo dos 12°C nos próximos dias. O alerta vale até a sexta-feira (9).

O órgão listou algumas recomendações para lidar com a baixa temperatura em BH. Confira:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Comentários