Pesquisa mensura sofrimento dos enfermeiros durante a pandemia

Enfermeira
Respostasservirão como base para a elaboração de estratégias de enfrentamento Marcello Casal Jr./EBC)

Uma pesquisa desenvolvida pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com outras instituições busca mensurar o sofrimento que os enfermeiros do Brasil, da Espanha e do México enfrentam durante a pandemia de Covid-19. Os desenvolvedores do estudo convidam voluntários a responder um questionário sobre o assunto, neste link.

“No período da pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde precisam tomar decisões para as quais, muitas vezes, estão despreparados – em um contexto sem precedentes e de grande pressão emocional. Essa circunstância é geradora daquilo que passou a ser chamado de sofrimento moral“, explica a UFMG.

As respostas do questionário servirão como base para a elaboração de estratégias de enfrentamento ao problema nas unidades de saúde. Na universidade mineira, a pesquisa é coordenada pela professora Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem. Segundo ela, o público-alvo no Brasil é composto de enfermeiros da região Sudeste.

“Inicialmente, será conduzido um estudo de corte quantitativo, para conhecer o nível e a intensidade de sofrimento moral; posteriormente, faremos um estudo qualitativo, por meio de entrevista remota, para compreender as experiências e sentimentos relacionados ao sofrimento moral”, explica.

Os interessados em participar da entrevista remota podem entrar em contato pelo e-mail caram.carol@gmail.com.

Com UFMG

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários