Pesquisa mensura sofrimento dos enfermeiros durante a pandemia

Enfermeira
Respostasservirão como base para a elaboração de estratégias de enfrentamento Marcello Casal Jr./EBC)

Uma pesquisa desenvolvida pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com outras instituições busca mensurar o sofrimento que os enfermeiros do Brasil, da Espanha e do México enfrentam durante a pandemia de Covid-19. Os desenvolvedores do estudo convidam voluntários a responder um questionário sobre o assunto, neste link.

“No período da pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde precisam tomar decisões para as quais, muitas vezes, estão despreparados – em um contexto sem precedentes e de grande pressão emocional. Essa circunstância é geradora daquilo que passou a ser chamado de sofrimento moral“, explica a UFMG.

As respostas do questionário servirão como base para a elaboração de estratégias de enfrentamento ao problema nas unidades de saúde. Na universidade mineira, a pesquisa é coordenada pela professora Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem. Segundo ela, o público-alvo no Brasil é composto de enfermeiros da região Sudeste.

“Inicialmente, será conduzido um estudo de corte quantitativo, para conhecer o nível e a intensidade de sofrimento moral; posteriormente, faremos um estudo qualitativo, por meio de entrevista remota, para compreender as experiências e sentimentos relacionados ao sofrimento moral”, explica.

Os interessados em participar da entrevista remota podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Com UFMG

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!