PF prende integrantes de grupo que fraudou 5 mil cadastros do auxílio emergencial em Minas

fachada PF
A ação, que ocorreu em Minas, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, contou com a participação de 60 Policiais Federais (Henrique Coelho/BHAZ)

A Polícia Federal cumpriu hoje (5) quatro mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão em operação de combate às fraudes do Auxílio Emergencial. Segundo as investigações, aproximadamente 5 mil benefícios foram falsificados pela organização criminosa.

Com o cumprimento da determinação judicial, também foram apreendidos os bens dos investigados. A ação, que ocorreu simultaneamente em Minas, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, contou com a participação de aproximadamente 60 policiais federais.

Os objetivos da atuação interinstitucional são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes, além da recuperação aos cofres públicos dos valores pagos indevidamente.

Esta é a segunda fase da chamada “Operação Voitheia”. A primeira, deflagrada em abril deste ano, resultou na prisão de quatro pessoas em flagrante. Além da Polícia Federal, participam da atuação o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

A ação conjunta tem o objetivo de identificar fraudes massivas e desarticular organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes, além de recuperar aos cofres públicos dos valores pagos indevidamente.

Com PF

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!