Playlist do ‘Sextou’: Confira as novidades musicais para acompanhar o seu fim de semana

manu gavassi barbaramor mc tikao mc cabelinho djonga
Manu Gavassi, BarbarAmor e MC Tikão compõem as novidades musicais desta playlist (Reprodução/@manugavassi + @barbaramoroficial + @mctikao/Instagram)

O dia mais esperado da semana está entre nós, e nada melhor do que uma boa música para acompanhar. Entretanto, não é qualquer canção que completa uma sexta-feira, por isso, o BHAZ fez a curadoria semanal dos melhores lançamentos para dar um toque a mais na sua playlist. E tem de tudo um pouco: lançamento de artista de Sete Lagoas, região metropolitana de BH, aquela sofrência sertaneja que não pode faltar, funk, e hit internacional.

Meu Canto – BarbarAmor

Sete Lagoas é conhecida como a “Terra das Lagoas Encantadas”, entretanto, este é um convite para conhecer a cidade também como a terra da cantora e policial militar BarbarAmor. Multifacetada, pois também é formada em psicologia, Bárbara Almeida lançou, na última sexta-feira, uma música de trabalho chamada “Meu Canto”.

Nesse projeto, BarbarAmor apresenta influências do “afrofuturismo”, conceito usado para denominar e explicar as estéticas culturais, filosóficas e artísticas africanas. Ao BHAZ, a artista fala sobre sua canção: “A minha música tem influência do MPB, e eu quis fazer uma mistura com elementos da música afro-brasileira e com beats eletrônicos”.

“Então é uma musica que mescla elementos eletrônicos com elementos orgânicos da música popular brasileira, e alguns elementos afro-brasileiros, como percussões, berimbau, esse tipo de coisa. Aí ficou bem dançante, tem muitas guitarras baianas nessa música”, explica a cantora.

Inspiração em Daniela Mercury

Assim como Bárbara diz na composição feita por ela, “seu canto floresce” à medida que a música cresce, e os elementos citados pela artista vão surgindo para compor o trabalho. Dessa forma, é possível notar a presença das inspirações citadas por BarbarAmor, que foram Daniela Mercury, Xênia França, Luedji Luna e Gilsons.

O próximo passo da cantora na música será o lançamento de 10 singles que, ao final, darão forma ao seu segundo álbum. “A nossa estratégia é lançar 10 singles até o ano que vem, e esses singles todos fazem parte de um disco que se chama ‘Breu'”, revela BárbarAmor. Ao longo dos próximos 10 meses, contaremos com mais músicas da artista, e a previsão do lançamento de seu álbum é para julho.

Melhor Sozinha :-)-: – Luísa Sonza e Marília Mendonça

O Brasil tem acompanhado a vida amorosa da cantora Luísa Sonza e todos os ataques que ela vem sofrendo por ter tido seus relacionamentos em público. Felizmente ou não, as desilusões da artista renderam bons trabalhos musicais para ela – e muita sofrência. Parte desse sofrimento ganhou a participação da cantora Marília Mendonça.

“Melhor Sozinha” já havia sido lançada como música de trabalho do novo álbum de Luísa Sonza, o “Doce 22”. Nesse domingo (22), Marília Mendonça se juntou à Luísa na regravação da música, que também ganhou um clipe oficial. Nele, Sonza aparece sofrendo ao lado da sertaneja, provavelmente pelo seu recente término com o cantor Vitão.

Cenas das duas cantando juntas enquanto bebem e os bastidores da gravação em estúdio também aparecem no videoclipe. Segundo contou Luísa Sonza em uma live ao lado de Marília Mendonça, a música, inicialmente, era para ter sido uma colaboração entre as duas. Entretanto, a serteneja não respondeu Sonza no WhatsApp. Mas, no final das contas, tudo se encaixou para a regravação da canção:

A Favela Venceu – MC Tikão, Djonga JR ON e MC Cabelinho

Um “sextou” sem funk com certeza não é um “sextou” de qualidade. Mas calma que o BHAZ te ajuda, ou melhor, o MC Tikão nos ajuda, com o lançamento de “A Favela Venceu”. A música tem participação do rapper belo-horizontino Djonga, do funkeiro MC Cabelinho e é produzida pelo JR ON.

A música fala sobre a vida de uma pessoa que mora no morro e que está correndo atrás de seus sonhos. Os compositores – Djonga, MC Cabelinho e MC Reis – citam as dificuldades de conquistar aquilo que se almeja “onde o estado aponta um favelado bandido”.

Apesar de o artista principal ser carioca, esse tipo de funk, em que se fala sobre a vida na favela, é bem característico de Belo Horizonte. O clipe foi gravado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, com a participação dos três cantores. Confere:

999 – Selena Gomez e Camilo

Não é de hoje que a ex-estrela da Disney, Selena Gomez, tem se aventurado em cantar músicas em espanhol, muito por conta de sua descendência mexicana. A cantora sempre buscou deixar claras as suas raízes latinas e, neste ano, marcou esse lado de sua vida com o lançamento de um EP inteiramente em espanhol, o “Revelación” (“Revelação”, em português).

Agora, Selena surpreende novamente com seu retorno à música, após alguns meses se dedicando à carreira de atriz, com o lançamento de mais um trabalho em espanhol. “999” é uma faixa romântica, em colaboração com o cantor colombiano Camilo. A música também ganhou um clipe, em que os artistas aparecem todos coloridos.

Na playlist do Spotify “Latin Pop Today” – em português, “Pop Latino Hoje”, uma das principais playlists de música latina da plataforma – a canção figura, até o momento, na posição de número sete. Já na plataforma iTunes Brasil, 999 atingiu o topo, mostrando o grande público que a cantora possui no país. Não fique de fora e ouça a nova música de Gomez:

Eu nunca fui tão sozinha assim – Manu Gavassi e Voyou

Para fechar com chave de ouro, apresentamos o lançamento da “Miss Tamborzin Tamborzin”, a cantora e ex-BBB Manu Gavassi. Depois do confinamento do reality, todos os olhares passaram a aguardar ansiosos por um trabalho musical de Manu. A artista chegou a lançar “Deve ser horrível dormir sem mim”, mas logo ficou um tempo sem lançar nada.

“Eu nunca fui tão sozinha assim”, em parceria com o cantor francês Voyou, fala sobre o período em que Gavassi se sentiu insegura para lançar algo, justamente por conta de toda a espera que a cercava. “Foi exatamente assim que ela [sua história] começou, cercada de expectativa e olhares sorridentes mas com uma solidão irreparável. Mas não mais”, contou em seu Twitter.

A música vem como primeira escolha de trabalho para o próximo álbum da cantora, que até o momento, está sendo chamado de “MG4”. “Eu não sei dar nada que não seja visceral, nada que não seja completamente sincero. E foi por isso que escolhi ‘Eu nunca fui tão sozinha assim’ para começar a contar essa história”, disse Manu. Ouça a música:

Playlist completa

Gostou das indicações e quer saber o que mais tem de novidade no mundo da música? A playlist do sextou do BHAZ pode dar aquela ajudinha. Por lá, você vai encontrar todos os projetos citados nesta matéria e mais alguns outros lançamentos recentes, que passam por todos os estilos – tudo indicado pela nossa equipe. Vale a pena conferir e nos acompanhar na plataforma:

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!