Prefeito de Criciúma demite professor por exibir clipe com conteúdo LGBTQIA+ para alunos

clésio-salvaro
O prefeito Clésio Salvaro postou um vídeo dizendo que a exibição do clipe era ‘viadagem’ (Reprodução/Facebook)

O prefeito de Criciúma, município de Santa Catarina, demitiu um professor de artes por ele ter exibido, durante a aula em uma escola municipal, o clipe da música Etérea, do cantor Criolo. O vídeo da canção mostra representantes de coletivos LGBTQIA+ dançando, e a letra fala sobre necessidade de quebrar padrões da sociedade. Após o episódio, Clésio Salvaro (PSDB), o gestor do município, disse que o videoclipe é “erotizado” e que a administração municipal não vai permitir “viadagem” nas salas de aula.

Em um vídeo publicado no Facebook na noite dessa quarta-feira (25), o mandatário confirmou a demissão do professor. Ele também declarou que vídeos “erotizados” sendo exibidos nas escolas municipais da cidade não seriam tolerados “em hipótese alguma”.

“Já estou determinando a imediata exoneração daquele professor que em sala de aula expôs ali um vídeo erotizado de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos, está demitido esse profissional”, disse Clésio.

‘Viadagem em sala de aula’

Ele ainda acrescentou: “Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, esse tipo de atitude não vai acontecer, essa viadagem na sala de aula nós não concordamos”. O prefeito pediu para os pais que souberem de casos parecidos entrem em contato com o Executivo municipal para que ele demita o profissional responsável.

“O professor ou o profissional que apresentou esse tipo de vídeo ou esse tipo de comportamento inapropriado será exonerado de forma imediata. Sem chances de continuar sendo profissional do município de Criciúma”, completou Salvaro. Confira o vídeo completo:

Criolo reage

Com a repercussão do assunto, Criolo compartilhou em suas redes sociais o documentário do clipe Etérea e comentou sobre a demissão do professor. “Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com a participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala”, disse.

“Tanto o clipe como o doc, ambos sem nenhum tipo de restrição pelas diretrizes do YouTube, já foram exibidos em diversos festivais de cinema e instituições de arte, música e dança [como a Filmoteca da Universidade Nacional do México], ao longo dos quase dois anos de suas trajetórias internacionais”, escreveu. Veja a publicação do artista:

Prefeito será denunciado ao Ministério Público

A vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB), está liderando uma denúncia ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) contra o prefeito Clésio Salvaro, por homofobia. Além disso, ela está promovendo um protesto neste sábado contra a LGBTfobia. A mandatária ainda conversou com o professor que foi demitido, e revelou que Criolo chegou a ligar para o educador.

“Eu fui encontrar com o professor, quero dizer que está tudo bem, está tudo certo. O Criolo ligou para ele, coisa linda, só energia boa, a gente está muito feliz com essa mobilização intensa em defesa do amor e contra a LGBTfobia”, disse a vereadora em um vídeo publicado em seu Twitter, nesta quinta-feira (26).

Ela também contou, em sua rede social, que teve uma reunião com um representante da comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “A gente organizou uma denúncia ao Ministério Público que será assinada por várias entidades, inclusive nacionais”, disse Giovana. Assista à declaração completa da vereadora:

O que diz a prefeitura?

Procurada pelo BHAZ, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, esclareceu, por meio de nota, que a prática pedagógica dos professores da rede de ensino “é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado”. A pasta ressaltou que o vídeo exibido pelo professor “não consta no Plano de Ensino da Rede” (leia nota na íntegra abaixo).

O órgão também informou que a exibição do clipe para os alunos está em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação e, por isso “não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma”. A prefeitura disse que medidas foram tomadas e que “o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino”.

Nota da Prefeitura de Criciúma:

O Governo Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer que a prática pedagógica de professores da rede de ensino, é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado. Esse plano reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo.
Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma.
Dessa forma, as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino, e os pais que perceberem qualquer atitude semelhante podem fazer denúncia a Secretaria Municipal de Educação.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!