Projeto que proíbe uso de pronome neutro em escolas tem parecer positivo na CMBH

projeto contra pronome neutro
O projeto é de autoria do vereador Nikolas Ferreira (Karoline Barreto/CMBH)

O PL (Projeto de Lei) que proíbe o uso de linguagem neutra teve parecer favorável em 1º turno na Camara Municipal de BH. De autoria do vereador Nikolas Ferreira (PRTB), o PL 54/2021 exclui o uso da linguagem neutra no ensino da rede municipal.

A votação ocorreu na última segunda-feira (31). O parlamentar defendeu que o “pronome neutro não traz nenhum tipo de aprimoramento para a Língua Portuguesa, pelo contrário, exclui os usuários de libras, por exemplo”, afirmou.

Cinco vereadores, membros da comissão que avaliaram o PL neste primeiro momento, votaram o projeto. Walter Tosta (PL), José Ferreira (PP) e Miltinho CGE (PDT) tiveram parecer a favor. Já as vereadoras Bella Gonçalves (PSOL) e Macaé Evaristo (PT) votaram contra.

Currículo da educação

O vereador Nikolas também afirmou que ao proibir o uso da linguagem não binária, o projeto fortalece a inclusão das pessoas com deficiência na prática e uso da língua pátria, como por exemplo, os disléxicos. O vereador afirmou ainda que “o uso da linguagem combatida prejudica e exclui esses cidadãos”.

Já a vereadora Bella Gonçalves afirma que “o PL mexe no currículo da educação, o que é inconstitucional. Além disso, não considera que a língua é viva e tem o claro objetivo de perseguição a professores”, alegou.

O projeto de lei agora segue para a Comissão de Administração Pública. Em seguida, a proposta será apreciada em primeira votação no Plenário, ou seja, por todos os vereadores da Camara Municipal. O Plenário é feito regularmente, nos primeiros 10 dias úteis de cada mês para discutir e votar proposições.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!