Quais são os candidatos a prefeito em Contagem

vista aérea prefeitura de contagem
Contagem tem 15 candidatos para prefeitura (Reprodução/Facebook/@prefeituracontagem)

As eleições deste ano foram adiadas para o dia 15 de novembro e a data, que parecia super distante, já está logo ali. Nesse sentido, os eleitores de Contagem terão 15 opções para definir quem deve ocupar a prefeitura a partir de 2021. Com essa vida corrida, você já conseguiu dar uma olhadinha no perfil de todos os candidatos em Contagem, o que os 15 propõem, qual o plano de governo?

Entre os postulantes, estão ex-prefeita, deputado estadual, advogado, coronel e outros. Se não conseguiu dar uma olhada em todos ainda, fique tranquilo. E, se já viu, sempre é bom dar um relembrada, né?! Pois confira o resumão do BHAZ:

Alfredo

O empresário Alfredo Cardoso é o candidato do Patriota nas eleições deste ano em Contagem. Ele tem Maclaiten Severino, o Maclaiten Bolsonaro, como vice. No plano de governo, a chapa se propõe a trazer o “desenvolvimento social” para a cidade. “O plano aqui delineado representa um modelo de gestão de alto desempenho com participação cidadã e reflete simultaneamente o pragmatismo e o idealismo dos candidatos”, afirma em um dos trechos.

#TBT com os nossos apoiadores do Jardim Laguna. Na semana passada, fizemos uma bela caminhada pelas ruas do bairro, onde…

Publicado por Alfredo – Prefeito em Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Coronel Alvear

O Cidadania disputa as eleições municipais em Contagem tendo o Coronel Alvear e Gê Nogueira como candidatos. O militar reformado disputa a primeira eleição pela coligação Juntos por Contagem. Um dos “eixos norteadores” destacado no plano de governo do postulante é a “ampliação das ações de segurança pública, de acolhimento e humanização de grupos em vulnerabilidade e risco social, com especial atenção aos usuários de álcool e outras drogas”.

Não se promete aquilo que não se pode cumprir, vamos corrigir as injustiças do IPTU, mas com responsabilidade e…

Publicado por Coronel Alvear 23 em Sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Coronel Fiuza

O também militar reformado Coronel Fiúza está na corrida rumo à prefeitura pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão), tendo Fernando Gordo como vice-prefeito. A chapa se propõe a realizar uma “administração estratégica”, caso seja eleita. “Os tempos são difíceis, mas creio que, com trabalho, dedicação e uma equipe comprometida, poderemos alcançar os melhores resultados para toda a cidade, de modo equânime”, afirma no plano de governo.

Contagem deixou de ser um polo industrial atrativo por total inabilidade de seus gestores. Por isso, nossa gestão vai…

Publicado por Coronel Fiuza em Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Doutor Wellington

O vereador Wellington Moreira está deixando o Legislativo para tentar ocupar o Executivo de Contagem. Eleito em 2016 com 3.149 votos, o postulante tem como vice-prefeita uma política conhecida na cidade: Maria José Chiodi. A coligação Cuidar de Contagem não tem plano de governo publicado no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas.

Dulce

Diferentemente de Belo Horizonte, em Contagem o PMB (Partido da Mulher Brasileira) lançou uma candidatura composta por mulheres. A comerciante Dulce Monte é cabeça de chapa e tem a advogada Fernanda Jatobá como postulante a vice-prefeita. A candidata também não tem o plano de governo publicado no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas.

Caminhando pela cidade fica mais evidente que a cidade não é da gente. A cidade é de um grupo que se alterna no poder….

Publicado por Dulce Monte em Domingo, 18 de outubro de 2020

Felipe Saliba

O advogado Felipe Saliba é o candidato do DEM (Democratas) à prefeitura de Contagem. A chapa é formada pelo vereador Capitão Fontes. A coligação Reconstruir Contagem conta com o apoio do ex-prefeito da cidade Ademir Lucas. No plano de governo, é destacado que “Contagem não precisa de planos mirabolantes, nem de projetos e obras faraônicas”. “Precisa funcionar bem. Precisa voltar a cuidar dos seus cidadãos”. O candidato ainda propõe a isenção do IPTU residencial.

Ivayr Soalheiro

Outro vereador que vai tentar a vaga no Executivo municipal é Ivayr Soalheiro, do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Amarildo de Oliveira é o candidato a vice. “Buscaremos resgatar iniciativas, fortalecer as ações existentes e elaborar novas ferramentas de participação popular na cidade como o planejamento participativo e conferências municipais”, propõem os candidatos no plano de governo.

O IPTU residencial está entre as maiores preocupações dos moradores de Contagem. E com razão! Por isso eu detalhei bem…

Publicado por Ivayr Soalheiro em Quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Kaká Menezes

O músico Kaká Menezes, da Rede Sustentabilidade, também almeja a prefeitura ao lado do empresário Rogério Henrique. No plano de governo, os postulantes afirmam que vão fazer um “governo transparente e participativo”. Na economia, se propõem “elaborar uma política econômica justa e integrada com os diversos níveis da estrutura de gestão, para atrair novos empreendimentos e geração de mais empregos no município”.

Lindomar Gomes

O PMN (Partido da Mobilização Nacional) também está na disputa eleitoral deste ano em Contagem. A chapa é composta pelo advogado Lindomar Gomes e pela médica Ingrid Arcanjo. A saúde pública é apontada no plano de governo como “prioridade” da gestão. Dentre as propostas para a área estão a implantação do hospital de referência no atendimento infantil e a criação do centro municipal de referência oftalmológica.

Márcio Bernardino

O Novo, partido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresenta nesta eleição a candidatura de Márcio Bernardino e Dr. Marcelo Pereira à prefeitura de Contagem. O cabeça de chapa é empresário e fundador de startups – além de consultor de tecnologia. No plano de governo, é proposta uma “gestão que elimine indicações políticas, que traga para a administração pública as ferramentas de gestão utilizada nas grandes empresas mundiais”.

Maria Lúcia Guedes

A candidata Maria Lúcia Guedes disputa as eleições municipais pelo PV (Partido Verde), tendo o administrador José Roberto Gabarzza como vice-prefeito. Os postulantes defendem no plano de governo que Contagem tenha “mecanismos de participação da sociedade” para “redirecionar os investimentos para a recuperação dos espaços públicos da cidade, com a prioridade para manutenção dos equipamentos de saúde, educação, cultura e lazer, além de estimular a geração de renda”.

Dediquei toda minha vida a Contagem e por isso tenho a tranquilidade de me colocar como candidata a Prefeitura. Fui…

Publicado por Maria Lucia Guedes em Domingo, 1 de novembro de 2020

Marília Campos

A ex-prefeita de Contagem e atual deputada estadual, Marília Campos, tentará o terceiro mandato de chefe do Executivo da cidade da Grande BH neste ano. O vice da postulante do PT (Partido dos Trabalhadores) é Ricardo Faria. No plano de governo, a concorrente defende a “realização de uma reforma administrativa com a redução do número de secretarias e de cargos comissionados”, dentro de uma série de “medidas emergenciais” a serem tomadas.

Professor Irineu

Outro deputado estadual que tenta ser eleito prefeito de Contagem é o professor Irineu Inácio. O candidato do PSL (Partido Social Liberal) tem como vice o policial militar sargento Alexandre Décio. No plano de governo, é proposta a “formação de um grupo de estudo para análise da possibilidade de retomada da isenção do IPTU residencial”, na área de Finanças e Administração Pública.

Essa atual gestão é formada por muitos visitantes bagunceiros que pouco fizeram por Contagem. Isso tem que mudar!…

Publicado por Professor Irineu em Segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Sebastião Pessoa

O PCO (Partido da Causa Operária) terá Sebastião de Oliveira PEssoa como candidato a prefeito nas eleições deste ano. O vice será Warlei de Assis Rodrigues. No portal de Divulgação de Candidaturas e Contas, foi publicada uma resolução da legenda sobre as eleições municipais de 2020. No documento, é defendido o salário mínimo pago pelo Estado a “todas as mulheres desempregadas e que possuem filhos menores de idade”.

Wellington Silveira

O advogado Wellington Silveira é o candidato do PL (Partido Liberal) à prefeitura de Contagem, junto com Sargento Matias. Os postulantes pretendem criar, na área da saúde, um portal da transparência. A ideia é que, por meio de uma plataforma digital, o usuário tenha “suas informações médicas, mas também as relacionadas ao fluxo de atendimento nas unidades de saúde”, conforme consta no plano de governo.

Indeferimento

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A sigla chegou a lançar as postulantes Rosa Carolina de Oliveira e Stella Dalva Oliveira ao cargo de chefe do Executivo municipal. No portal de Divulgação de Candidaturas e Contas, não é explicado o que levou a retirada da chapa. O BHAZ tentou contato com a legenda em Contagem, mas não teve as ligações atendidas.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!