Quais são os candidatos a prefeito em Montes Claros

prefeitura municipal de montes claros
Confira quais são todos os candidatos que disputarão a prefeitura de Montes Claros (Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros)

As eleições deste ano foram adiadas para o dia 15 de novembro e a data, que parecia super distante, já está chegando. Nesse sentido, os eleitores de Montes Claros terão oito opções para definir quem deve ocupar a prefeitura a partir de 2021. Com essa vida corrida, você já conseguiu dar uma olhadinha no perfil de todos os candidatos em Montes Claros, o que os oito propõem, qual o plano de governo?

Se não conseguiu, fique tranquilo. E, se já viu, sempre é bom dar um relembrada, né?! Pois confira o resumão do BHAZ:

Dr. Emerson

O PV (Partido Verde) vai disputar o pleito deste ano tendo o médico oftalmologista Emerson Guimarães como candidato e Antônia Elisete, a Tonha, como vice. De acordo com o plano de governo, a chapa apresenta as sete diretrizes que pretendem seguir, caso seja eleita. Na área da saúde, uma das propostas é “fornecer transporte gratuito aos pacientes carentes que estiverem em tratamento da saúde mental na rede do município, em especial às crianças e idosos”.

Fon Fon

Por outro lado, o candidato Idelfonso Fon Fon é o escolhido pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira) para representar a legenda na eleição municipal, juntamente com Davidson Patrick. O plano de governo, intitulado como Por uma Montes Claros que Vale, pretende armar a Guarda Municipal. “Treinar grupos para prestar atendimento, equipados e armados. Eles estarão posicionados em pontos estratégicos e de fácil acesso para que cheguem no local de ocorrência em poucos minutos”, diz um dos trechos.

Humberto Souto

Entre os candidatos em Montes Claros, está o atual prefeito, Humberto Souto. Ou seja, o advogado foi o escolhido pelo Cidadania para tentar a reeleição em Montes Claros, tendo o professor Guilherme Guimarães, do PSL (Partido Social Liberal) como vice. De acordo com o plano de governo, a coligação “Para Montes Claros não parar, pra frente sempre” destaca que “a principal diretriz é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, garantida pela prestação de serviço público com qualidade”.

Janaelle Neri

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) também tem representante entre os candidatos em Montes Claros. Os escolhidos pelo partido foram a empresária Janaelle Neri, bem como o músico Alexandre Zuba. No plano de governo batizado como “O futuro pede coragem”, os candidatos destacam que “é preciso garantir políticas de assistência social qualificadas, saúde, educação, moradia, transporte e lazer de qualidade para todos e não somente para que tem condições de pagar”.

Leninha

A deputada estadual Marilene Alves de Souza – a Leninha – é candidata a prefeita de Montes Claros pelo PT (Partido dos Trabalhadores), bem como o professor Sued Botelho, postulante a vice. A coligação “A mudança vem do povo” destaca no plano de governo que “o povo de Montes Claros merece um governo que tenha capacidade de enfrentar os duros desafios dos tempos atuais e que se coloque a serviço do interesse da maioria da população”.

Marcelo Valmor

O PTC (Partido Trabalhista Cristão) lançou o jornalista Marcelo Valmor como candidato a prefeito em Montes Claros, tendo a empresária Delazir Ribeiro, a Leninha, como vice. Sendo assim, a coligação foi intitulada de “A defesa intransigente da vida” e, no plano de governo, apresenta que na área da educação pretende criar “uma gestão compartilhada para o processo democrático da educação integral”.

Ruy Muniz

A coligação “Juntos podemos mais” traz o empresário Ruy Muniz e Ildeu Maia candidatos à prefeitura de Montes Claros pelo PP (Partido Progressistas). De acordo com o plano de governo, os postulantes propõem “uma gestão moderna, eficiente, humanizada e democrática, que atenda aos anseios da população de Montes Claros e dos servidores da administração municipal”.

Silvano Quero Pizza

O Podemos disputa as eleições municipais deste ano tendo o empresário Silvano Tolentino como candidato a prefeito e o advogado João Maia como vice. De acordo com o plano de governo, os postulantes afirmam que desejam “prover a cidade com serviços adequados de assistência social que atendam com qualidade toda a população” fazendo a reestruturação necessária devido à pandemia do novo coronavírus.

Calendário

Agora que você já tem o resumão, não se esqueça das mudanças! Em suma, as eleições municipais, marcadas tradicionalmente para outubro, acontecerão neste ano em 15 de novembro devido à pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, o horário de votação foi estendido em uma hora – das 7h às 17h – para evitar aglomeração de eleitores.

Antes que se esqueça, confira (e anote) o calendário das eleições:

  • Convenções partidárias – de 31 de agosto a 16 de setembro
  • Registro candidaturas – até 26 de setembro, às 19h
  • Propaganda eleitoral – a partir de 27 de setembro
  • 1º turno – 15 de novembro
  • 2º turno – 29 de novebro
  • Diplomação – até 18 de dezembro
  • Posse – 1º de janeiro
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!