Record confirma episódio de racismo na Fazenda e anuncia demissão

Twitter/@anapaularenault/Reprodução

A Record TV confirmou, por meio de nota (veja abaixo na íntegra), o episódio de racismo no reality show A Fazenda, ocorrido na noite dessa terça-feira (6), pouco antes do programa entrar ao vivo. A emissora garantiu que o autor foi identificado e demitido pela Teleimage, empresa que produz o programa.

+ Participantes da Fazenda afirmam ter ouvido ofensa racista da produção; ‘Vai, macaca, senta aí’

De acordo com a Record, a ofensa racista partiu de um operador de câmera, posicionado atrás de um dos espelhos da sala. “Imediatamente ao fim do programa, ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente”, afirmou a emissora.

A empresa também declarou que “repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito”. E completou: “Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar’.

A emissora finalizou: “A Record TV e a produtora Teleimage lamentam o fato e não admitem que algo dessa natureza aconteça em suas produções”.

Entenda o caso:

Na noite desta terça-feira (5), participantes da Fazenda afirmaram ter ouvido uma ofensa racista por parte da produção, contra a participante Sabrina Paiva. Em um diálogo logo antes do programa entrar ao vivo, a modelo e outros participantes contaram que escutaram uma pessoa dizer a frase “Vai, macaca, senta aí”, no momento em que apenas a participante estava de pé.

https://twitter.com/Phavanello/status/1191931107144544258

A denúncia causou tanta revolta, que, desde o início desta quarta-feira (6), vários termos relacionados ao assunto estão entre mais comentados no Twitter. “Racismo é crime”, “Sabrina”, “Sabrina merece respeito” estão entre as manifestações de apoio à modelo. “Isso precisa acabar! Não existe torcida nessas horas, gente. Precisamos nos mobilizar, racismo é crime”, escreveu uma usuária do Twitter.

A repercussão também foi grande dentro do reality. Mais tarde, Sabrina conversou com outros participantes sobre o assunto e confirmou que não foi a única que ouviu o insulto. “Eu acho que aquilo foi pra mim de verdade, eu era a única que estava em pé”, comentou.

A maioria dos colegas da modelo se solidarizou com a situação e reconheceu o teor racista da ofensa. “O que o ‘garrafinha’ – membro da produção que fica atrás dos espelhos – falou para Sabrina foi muito grave, sabia?”, comentou Rodrigo Phavanello, que forma par romântico com a jogadora desde o início desta edição do reality.

A assessoria da modelo se pronunciou por meio de uma postagem no Twitter. “Não vamos nos calar, pela Sabrina e por todos que sofrem qualquer tipo de preconceito racial”, garantiu.

Nota da Record TV

“A Record TV informa que ontem, 05/11, durante o reality A Fazenda, ao vivo, um operador de câmera, posicionado atrás de um dos espelhos da sala, fez um comentário racista a respeito da participante Sabrina Paiva.

Imediatamente ao fim do programa, a produtora Teleimage (que presta serviços à Record TV e é a contratante do operador de câmera), identificou o ofensor. Ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente.

A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar.

A Record TV e a produtora Teleimage lamentam o fato e não admitem que algo dessa natureza aconteça em suas produções”.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.