Serasa Score: Saiba como aumentar sua pontuação

serasa score
Aplicativo do Serasa Score traz informações sobre vida financeira. (Moisés Teodoro/BHAZ)

O Serasa Score é uma pontuação de crédito usada pelas empresas para analisar se uma pessoa é capaz de manter as contas em dia dentro de um período de 12 meses. Em síntese, essa contagem vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior o número, maior é a probabilidade da pessoa quitar seus débitos sem adquirir dívidas futuras.

As instituições financeiras usam o Score de crédito para avaliar se elas devem ou não correr o risco de disponibilizar empréstimos, cartões ou financiamentos a alguém. Uma pontuação baixa pode dificultar o acesso a esses serviços em algumas empresas. Mas como aumentar seu número e não passar perrengue?

Consulte seu Serasa Score de graça

A princípio, é importante saber sua pontuação no Serasa. Acesse o site www.serasa.com.br/score e cadastre-se para consultar o seu Score. A pontuação é exibida na hora, de forma totalmente gratuita.

Agora confira abaixo as dicas para melhorar sua pontuação no Serasa Score e aumentar suas chances de conseguir crédito.

Regularize todas as suas dívidas

Muitas vezes as pessoas possuem dívidas que nem se lembram. Por isso, é importante verificar se existem pendências antigas em seu CPF e quitá-las o quanto antes.

No próprio site do Serasa Score é possível descobrir se existem dívidas que não foram pagas. Assim, você pode entrar em contato diretamente com o credor para regularizar tudo!

Existem diversas oportunidades de negociação para quitar dívidas com descontos expressivos. Com nome limpo, sua pontuação deve melhorar.

Pague as contas em dia

Esta dica pode parecer a mais simples, porém é uma das mais eficazes. É muito importante tentar manter seus pagamentos em dia, portanto é necessário quitar o valor integral da fatura até a data de vencimento.

Atrasar uma conta por alguns dias ou pagar apenas o valor mínimo pode fazer com que seu Score diminua e a dívida fica ainda maior por causa das cobranças de juros e multas. Uma boa solução é ativar o débito automático, assim não existe o risco de esquecer de pagar o boleto na data certa.

Mantenha seus dados atualizados

Manter suas informações atualizadas na base de dados da Serasa ajuda o mercado a ver você como um bom pagador. Dados desatualizados podem prejudicar seu Score, por isso é importante sempre consultar e alterar seus dados pessoais quando necessário. Sendo assim, quanto mais completo o cadastro, mais a pontuação sobe.

Ative o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um serviço gratuito oferecido pelo Serasa Score no qual é possível encontrar todo o histórico positivo de crédito de um consumidor. Assim, as empresas podem visualizar todas suas contas pagas em dia e não só as que você deixou de pagar ou atrasou.

Cuidado com os golpes

É preciso tomar cuidado! A internet está cheia de oportunistas querendo lucrar as custas dos outros. O aumento da pontuação depende exclusivamente do consumidor, portanto qualquer oferta afirmando o aumento de Score deve ser desconsiderada.

Hugo Almeida
Hugo Almeidahugo.almeida@bhaz.com.br

Estudante de Publicidade e Propaganda no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte). Atua com foco no Marketing do Portal BHAZ.

Comentários