Há 7 meses no hospital, bebê com paralisia cerebral precisa de casa adaptada e família pede ajuda

theo
A mãe de Théo morreu dois dias após o nascimento do bebê, devido a complicações no parto, e agora ele será cuidado por familiares (Ingrid Maciel/Arquivo Pessoal)

Os familiares de Théo, bebê de 7 meses que teve paralisia cerebral após complicações no parto, estão fazendo uma vaquinha para conseguir levá-lo para casa. Por conta dos problemas no parto, a mãe do pequeno, Lilian Santana, acabou falecendo dois dias depois. Desde então, o bebê está internado e a casa dele precisa de uma reforma para que ele possa viver com seus familiares sem prejudicar sua saúde.

Théo está internado no Hospital Infantil João Paulo II, no Centro de BH, desde o seu nascimento, para fazer tratamentos por conta da paralisia cerebral. O pequeno passou por cirurgias de traqueostomia e gastrostomia por não conseguir respirar nem se alimentar sozinho.

Infiltrações e mofo

Agora, o bebê já pode voltar para casa, mas a residência da família de Théo, localizada no bairro Jardim dos Comerciários, em BH, não está adequada para recebê-lo. “A casa está só com a base da laje, então quando chove ela costuma pingar muito, está chegando num ponto em pingar em cima da gente na cama”.

“Está tendo infiltração nas paredes e causando muito mofo, e como o Théo tem problema respiratório, mofo e coisas do tipo são muito perigosos para ele”, explica Ingrid Maciel, irmã do bebê, ao BHAZ. Veja um vídeo do quarto preparado para Théo:

Um outro problema existente na casa também está atrasando a chegada do pequeno: a parte elétrica. “O Théo terá muitos aparelhos em casa, e um deles, o moço do hospital disse que puxa mais que um chuveiro, e a fiação daqui é muito fraca, precisa fazer uma nova porque corre o risco de ela estourar”.

Cuidados em casa

Ingrid conta que a família participa de um programa em que foram fornecidos de forma gratuita os aparelhos que Théo necessita. A irmã do bebê também disse que ela e a tia fizeram treinamentos no hospital para aprenderem a cuidar do pequeno de maneira adequada.

Além disso, Théo morará com o pai e com sua outra irmã, que tem 9 anos. “Ele vai precisar de cuidados em casa, cuidar da cirurgia, dar remédio para ele, e somente quem treinou no hospital que poderá ficar com essa parte. Agora banho é mais tranquilo”, explica Ingrid.

Como ajudar

Devido aos problemas da casa para receber Théo, a família está fazendo uma vaquinha online para fazer as adaptações necessárias. Segundo conta Ingrid, a família chamou um profissional para fazer o orçamento das obras, que totalizou R$ 25 mil. Até o momento, a arrecadação está em R$ 14.893,90.

Sendo assim, as pessoas que desejam ajudar Théo a ir para casa podem fazer um PIX na seguinte chave: 02260087620, no nome de Vitoria Luiza Alves Ventura. Quem não puder ajudar com dinheiro também pode compartilhar a vaquinha online, através das funções disponíveis neste link, para que a corrente alcance mais pessoas.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!