Circula pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, um áudio falso que anuncia uma suposta reunião entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o governador Romeu Zema (Novo). No áudio, uma pessoas se apresenta como primo do suplente do senador Antônio Anastasia (PSD), Alexandre Silveira.
Graças ao suposto parentesco, o homem afirma ter informações privilegiadas sobre os líderes do município e do estado. O falso “alerta” explica que os postulantes se reuniram na tarde de hoje (4) para definir sobre o fechamento total da capital e de todas as cidades do estado.
“Estourou em Belo Horizonte, como estourou em São Paulo. Eles vão se reunir hoje, às 16h, com a infectologista e equipe médica do Covid. Pela primeira vez, o Zema vai conversar com Kalil, porque viu que não tem jeito de ficar brigando”, diz o homem no falso anúncio. “O Kalil vai esperar chegar ate o fim de semana e vai anunciar o lockdown segunda-feira e o Zema no estado todo”, continua.
PBH e Governo de Minas negam
O BHAZ entrou em contato com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e com o Governo de Minas, que esclareceram que as informações contidas no áudio são falsas. A equipe do Governo chegou a explicar que foi procurada várias vezes ao longo do dia para esclarecer os fatos.
O boato de lockdown veio para preocupar a população, já que parte de Minas Gerais está sob novas medidas de restrição. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nessa quarta-feira (3), a criação da onda roxa, na qual municípios das regiões de Minas Gerais que estão em situação crítica serão obrigados a enfrentar restrições de circulação e toque de recolher.
A medida determina a suspensão do funcionamento de atividades não-essenciais, a partir de amanhã, em duas regionais do estado: Noroeste e Triângulo Norte. Entenda abaixo o que poderá funcionar nos municípios.
Todas as cidades das regionais serão obrigadas a adotar as medidas, independentemente se, porventura, uma ou outra apresentar números mais amenos. “Nos casos de Uberlândia e Patos de Minas, cidades-pólo das regiões, os prefeitos tomaram medidas restritivas, mas não é o suficiente se as cidades do entorno continuam produzindo e enviando pacientes para lá”, afirmou Zema.
Restrições
Entre as restrições, está a proibição de circulação de pessoas que não se deslocam para atividades essenciais; o toque de recolher das 20h às 5h; a proibição de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram juntas; entre outras.
- Circulação pessoas e veículos pra atividades não-essenciais;
- Circulação de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou coletivo, ainda que privado;
- Circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para realização ou acompanhamento de consultas e exames médicos e hospitalares;
- Realização de reuniões/eventos presenciais, inclusive entre pessoas da mesma família que não moram juntas;
- Qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração;
- Funcionamento de bares e restaurantes (permitido somente para delivery).
Cidades afetadas
A onda roxa começa a valer, a partir de amanhã, para todos os municípios no Noroeste e Triângulo Norte. Outras três regionais correm o risco de entrar na onda roxa, conforme o governador Romeu Zema, e terão os indicadores monitorados: Leste do Sul, Norte e Triângulo Sul.
Confira quais cidades fazem parte das duas regionais que enfrentarão as medidas mais restritivas:
Triângulo Norte
- Cachoeira Dourada
- Abadia dos Dourados
- Araguari
- Araporã
- Campina Verde
- Canápolis
- Capinópolis
- Cascalho Rico
- Centralina
- Coromandel
- Douradoquara
- Estrela do Sul
- Grupiara
- Gurinhatã
- Indianópolis
- Ipiaçu
- Iraí de Minas
- Ituiutaba
- Monte Alegre de Minas
- Monte Carmelo
- Nova Ponte
- Patrocínio
- Prata
- Romaria
- Santa Vitória
- Tupaciguara
- Uberlândia
Noroeste
- Brasilândia de Minas
- Arapuá
- Arinos
- Bonfinópolis de Minas
- Buritis
- Cabeceira Grande
- Carmo do Paranaíba
- Chapada Gaúcha
- Cruzeiro da Fortaleza
- Dom Bosco
- Formoso
- Guarda-Mor
- Guimarânia
- João Pinheiro
- Lagamar
- Lagoa Formosa
- Lagoa Grande
- Matutina
- Natalândia
- Paracatu
- Patos de Minas
- Presidente Olegário
- Riachinho
- Rio Paranaíba
- Santa Rosa da Serra
- São Gonçalo do Abaeté
- São Gotardo
- Serra do Salitre
- Tiros
- Unaí
- Uruana de Minas
- Varjão de Minas
- Vazante