Episódio de Simpsons que ‘previu’ explosão em loja de fogos no Líbano é FARSA

episodio simpsons explosao
Desenho é conhecido por prever situações marcantes (Reprodução/Simpsons)

Atualização às 18h10 do dia 10/08/2020: o BHAZ errou ao publicar inicialmente que um episódio do Simpsons havia previsto uma explosão em loja de fogos no Líbano. Esta reportagem foi atualizada para a correção do erro e movida para o Farsa ou Fato, editoria de fact checking deste portal.

Conhecido mundialmente pela fama de “prever” grandes acontecimentos, o seriado Os Simpsons foi, novamente, lembrado após a impressionante explosão em Beirute, no Líbano, na última terça-feira (4). Poucas horas depois da tragédia em terras libanesas, a internet foi tomada por mais uma suposta previsão da atração de personagens amarelos – e enganou muitos, inclusive o BHAZ.

No trecho da animação compartilhado nas redes sociais, o personagem principal Homer Simpson compra fogos de artifício na loja do indiano Apu e acaba causando uma enorme explosão na cidade. O vídeo logo viralizou como mais um episódio profético de Simpsons. A animação acumula “previsões” – a mais recente é sobre a nota de R$ 200 (leia mais aqui).

Anteriormente, a série já tinha veiculado episódios com acontecimentos que, até então, não passavam de uma sátira até mesmo bizarra em alguns casos, mas que, tempos depois, se concretizaram. Em 2010, por exemplo, Os Simpsons mostrou o então empresário Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos – o que se tornaria realidade seis anos depois.

A animação também “se antecipou” à lesão de Neymar na Copa do Mundo de 2014, à série de atentados do 11 de setembro e à chegada de vespas assassinas.

Portanto, seria apenas mais uma previsão de Simpsons, certo?!

Farsa

Errado! Apesar dessas estranhas coincidências entre o desenho e acontecimentos reais, a tragédia no Líbano não foi mais uma previsão de Simpsons. Isso porque o vídeo que viralizou é uma montagem feita a partir de dois episódios distintos. Além disso, traz alguns elementos que não condizem com o que aconteceu na região portuária de Beirute.

A primeira parte do vídeo foi extraída do último episódio da sétima temporada do desenho, chamado “Verão Quente”, que foi ao ar em maio de 1996. No enredo, Homer compra fogos de artifícios de forma ilegal, com o indiano Apu. Um acidente realmente acontece com o explosivo, mas a explosão destrói somente a lava-louças da casa dos Simpsons.

A segunda parte, que mostra uma cidade sendo explodida, foi retirada do primeiro episódio da 16ª temporada da animação, exibido originalmente em novembro de 2004, com o nome “A Casa da Árvore dos Horrores XV”. Em uma das cenas, Homer Simpson aperta um botão que causa a explosão da usina nuclear de Springfield.

Fogos de artifício

Além de se tratar de uma montagem, a cena faria referência a uma explosão causada por um acidente em uma loja de fogos de artifício, como se acreditou inicialmente que poderia ser a causa da explosão no Líbano. No entanto, o verdadeiro motivo para a tragédia em Beirute foi uma grande quantidade de nitrato de amônia armazenado, como foi confirmado pelo presidente do país. A substância é usada como fertilizante na agricultura e também na fabricação de explosivos.

Portanto a única coisa em comum entre Simpsons e os acontecimento em Beirute seria a explosão em si. No entanto, a animação está longe de ser a única série a representar uma explosão por motivos diversos. Nos episódios citados, não há sequer menção de Beirute ou do Líbano.

Mesmo que os Simpsons já tenham acertado nas previsões antes, neste caso específico, trata-se de uma FARSA.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!