Candidíase: Veja dicas e receitas que você mesma pode fazer em casa para prevenir e curar a infecção

IMAGEM ILUSTRATIVA (Arquivo/EBC)

Por Ana Paula Fistarol*

Toda mulher que já teve candidíase e buscou soluções para ela, sabe a relação existente entre candidíase, estresse, alimentação inadequada e flora intestinal.

Mas o que é a candidíase?

Candida Albicans é um dos muitos tipos de fungos que vivem e crescem dentro do corpo humano. Normalmente o fungo não causa danos, pois o organismo possui bactérias probióticas (ou benéficas) e células imunológicas que o mantém sob controle.

No entanto, alguns medicamentos, uma alimentação rica em açúcar, alergias e outros fatores podem matar as bactérias benéficas, deixando o fungo livre para crescer. O crescimento excessivo desses fungos é a conhecida Candidíase.

A infecção vaginal pelo fungo, de longe, é a manifestação mais comum de candidíase, causando queimação, coceira e sensibilidade na vagina, sintomas acompanhados de corrimento espesso e pegajoso. 

As três causas mais comuns, todas relacionadas diretamente à baixa de imunidade, são:

  • Alimentação inadequada e consumo excessivo de AÇÚCAR

Alimentação industrializada, processada de baixa qualidade nutricional e, principalmente, o consumo diário de açúcar. O fungo se alimenta de açúcar, então já viu o que o inocente chocolate de cada dia pode causar (risos)…

  • Baixo nível de bactérias benéficas (probióticos) no organismo: 

As bactérias benéficas da flora intestinal e vaginal estão ligadas diretamente à imunidade (clique aqui). Quando elas estão desequilibradas, ocorre mudança no pH vaginal e o ambiente se torna propício a proliferação da cândida. O uso de antibiótico é um dos grandes fatores que destroem as bactérias probióticas. 

  • O ESTRESSE crônico altera o equilíbrio da flora e pode suprimir a função imunológica. Toda mulher que já teve candidíase sabe o quanto o fator emocional implica nas crises de candidíase. 

DICAS DA NATUROLOGIA

Agora que sabemos as causas, confira algumas orientações para prevenir:

  • Manter a imunidade alta, através do combo atividade física + alimentação saudável + diminuição do stress.
  • Diminua o consumo de açúcar, refrigerantes e alimentos industrializados. Inclua na sua dieta bebidas probióticas (rejuvelac (clique aqui), kombucha, kefir) e alimentos fermentados (chucrute, kimchi, missô (clique aqui)).
  • Ventilar a região vaginal e não usar roupa de baixo úmida. 
  • Relaxar! Quando você perceber que está ficando estressada, freie antes de estourar. 

E para tratar durante as crises: 

  • Eliminar da alimentação as fontes causadoras. 
  • Bicarbonato + Própolis: Fazer uma solução com 1 colher de bicarbonato de sódio, 10 gotas de extrato de própolis e 100ml água. Injetar com uma seringa (sem agulha) no canal vaginal 2x ao dia durante 3 dias. 
  • Óleo essencial de melaleuca ou teatree: 1 ou 2 gotas de óleo essencial diluída em 100ml de água. Fazer banho de assento ou também colocar na seringa, como na opção anterior. A melaleuca é um óleo essencial forte, e o número de gotas não devem exceder o indicado acima (clique aqui).
  • Óleo de Coco: Usar óleo de coco para diminuir a coceira e reconstituir as células descamadas da região. Passar 1 colher de sopa após ter usado o bicarbonato ou a melaleuca.
  • Ventilar a região genital. 

Tome consciência qual ou quais fatores acima podem ser o agravante da candidíase, no seu caso. Não adianta fazer injeção do canal, se você percebe que a causa sua é emocional. Como também não adianta somente melhorar o estresse, se você consome açúcar com regularidade.

A combinação desses pontos é uma grande ferramenta para a diminuição e até eliminação das crises. Se mesmo assim, as crises continuarem recorrentes, procure ajuda profissional.


* Ana Paula Fistarol é graduada em Naturologia Aplicada, Especialista em Homeopatia e Co-fundadora do @rama.saude. Atua na área clínica há 9 anos e é facilitadora de programas de desintoxicação e estilo de vida saudável. Confira o perfil no Instagram: @anafistarol.naturologa

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Sua conta de luz fica mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.