Cuidadora em busca de emprego em asilo é humilhada por erros de português em mensagens no WhatsApp

mulher celular
Atendente tratou a cuidadora de forma hostil (FOTO ILUSTRATIVA: Envato)

Uma cuidadora de idosos foi humilhada na última quinta-feira (14) depois de aplicar para um emprego em um asilo de Sorocaba, no interior paulista. Uma atendente que recebeu o currículo da cuidadora iniciou a conversa no WhatsApp já hostilizando a mulher – segundo ela, por ter mandado o documento sem solicitação da empresa. Em seguida, a atendente corrige todos os erros de português da cuidadora enquanto ela se desculpa pelo envio do currículo.

“Você se esqueceu de um pequeno detalhe. Da próxima vez, pergunte antes se a empresa está precisando deste tipo de serviço. É só uma dica, antes de enviar tudo se nem pedimos. Fica feio”, escreveu a atendente. A cuidadora contou ao G1 que enviou o currículo ao saber, por meio de um amigo, que a clínica estava em busca de novos funcionários. Logo após enviar a documentação, contudo, começou a ser tratada de forma grosseira pela atendente.

“E não estamos precisando”, acrescentou a atendente. A cuidadora começa a se desculpar pelo ocorrido – mas é interrompida duas vezes com correções de português. “É incomodar rs”, ironiza a atendente. “Não existe AGENTE é A GENTE”, continuou. A funcionária ainda chega a sugerir que a falta de um curso de português possa ser o motivo de ela não conseguir uma vaga de emprego.

“Eu me senti muito mal. É muito triste pensar que existem pessoas assim, principalmente trabalhando com idosos. Fiquei chateada, porque não sou uma pessoa do mundo”, lamentou a cuidadora ao G1. A mulher ainda disse que realizou o curso de cuidadora de idosos e está em busca de um emprego. “Batalhando por isso”, reforçou.

“Eu errei, alguns deles foram o corretor e não consegui arrumar. Foi sem querer”, complementou. A cuidadora contou que ainda tentou pediu mais desculpas, mas seu número já tinha sido bloqueado pelo asilo.

Conversa gerou revolta nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

Reações

O episódio repercutiu na internet neste sábado (16) e gerou uma série de reações dos internautas. “Foi atrás de trabalho e recebeu humilhação, 2021 – Brasil”, “Prefiro gente que escreve errado do que gente que é todo errado”, “A vaga é para cuidar dos idosos ou escrever uma redação pro Enem?”, “As pessoas não perdem a chance de pisar nas outras, só porque tiveram oportunidade de estudar. Isto prova que para ser realmente educado não basta ter estudo, precisa também agir com educação e humildade”, escreveram algumas pessoas.

“Na verdade existe sim ‘agente’, porém, significa ‘agente de polícia’, ‘agente de trânsito’ e etc… pelo visto não soube explicar, quis apenas ser hostil”, “Depois dizem que é só caçar emprego”, disseram outros internautas.

Asilo lamenta comportamento da atendente

O asilo disse ao G1 que não tinha conhecimento sobre o ocorrido. A empresa também lamentou a conduta da atendente e disse que não compactua com o comportamento da funcionária. De acordo com o asilo, porém, nenhum dos empregados e funcionários enviaram as mensagens.

“Continuaremos as investigações internas e, caso algum prestador de serviços tenha realizado a conduta em nome da empresa, adotaremos as medidas corretivas necessárias”, diz a nota.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!