#CorrenteSobPressão: Série da Globo apoia Hemominas em campanha de doação de sangue

sob pressão
A campanha #CorrenteSobPressão será realizada a partir desta quinta-feira (2) em 120 cidades brasileiras (Reprodução/TV Globo)

Devido à grave baixa nos bancos de sangue em diversos pontos do país, a série médica Sob Pressão, que estreou sua quarta temporada na Globo no último dia 12, criou uma campanha que visa estimular doadores em todo o país. A Fundação Hemominas, uma das beneficiadas pela iniciativa, corre grave risco de desabastecimento devido à falta de voluntários.

A campanha #CorrenteSobPressão será realizada a partir desta quinta-feira (2) e se estende ao longo de uma semana em 120 cidades brasileiras. Os programas de jornalismo e variedades da emissora também vão entrar nessa corrente e trarão mais informações sobre a ação nos próximos dias.

Várias unidades da Hemominas devem participar da ação, como os Hemocentros de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberaba, Pouso Alegre e Uberlândia. Também participam os Hemonúcleos de Divinópolis, Passos e São João del-Rei, a Unidade de Coleta de Poços de Caldas e os Postos Avançados de Coleta Externa de Leopoldina e Lavras.
 
A Hemominas é responsável pelo atendimento de cerca de 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, e alcança aproximadamente 800 municípios. Em seus ambulatórios, são atendidos cerca de 8 mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.

Quem pode doar?

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. No dia agendado para a doação, é preciso estar descansado e alimentado, além de apresentar documento original e oficial com foto.

Os voluntários que tenham sido infectados pelos vírus da Covid-19 ficam inaptos durante 30 dias após a completa recuperação. Já aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico da doença são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

A Hemominas recomenda que o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

  • Coronovac (Sinovac): 48h
  • AstraZeneca (Fiocruz): 7 dias
  • Pfizer (BioNTech): 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin (Bharat Biotech): 48h
  • Moderna: 7 dias

Todas as condições e restrições para doação de sangue estão descritas no site da Hemominas.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!