Servidora da Saúde trava briga sobre estupro com Anitta e revolta web

Tuíte servidora de Minas e Anitta
Servidora criticou Anitta após cantora repudiar falas de Rodrigo Constantino sobre estupro (Reprodução/Twitter)

Uma servidora da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) entrou em uma discussão ao xingar a cantora Anitta no Twitter, nessa quarta-feira (4), a ponto de ser rebatida pela própria artista na rede social. A funcionária, Susana Ximenes, foi criticada por internautas após defender as declarações do jornalista Rodrigo Constantino sobre estupro e chamar Anitta de “vagabunda” e “vadia”.

A servidora respondeu um tuíte em que a cantora repudiava as falas do jornalista, que foi demitido da Jovem Pan, Record, do jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba após dizer que, caso sua filha fosse estuprada, ele não denunciaria os criminosos em algumas “circunstâncias”, além de publicar publicar tuítes absurdos a respeito do caso Mariana Ferrer e sobre mulheres que são estupradas quando estão bêbadas (leia mais aqui).

“A criação que ele dá a ela, com os valores contrários aos seus, não corre o risco de ter uma filha como vc! Graças a Deus. Quem é vc minha filha? Vc sim é a objetificação da mulher em pessoa! E depois reclamam das pessoas que tratam as mulheres como objetos!”, escreveu a funcionária pública em resposta a Anitta.

Tuítes da servidora e de Anitta
Discussão começou quando servidora disse que Anitta é ‘a objetificação da mulher em pessoa’ (Reprodução/Twitter)

Susana Ximenes recebeu uma enxurrada de críticas ao insinuar que a cantora incentiva a objetificação da mulher, mas acabou rebatendo vários tuítes. Em publicações já apagadas, a servidora escreveu: “Doente é quem tem como exemplo essa vagabunda” e “quem faz as mulheres serem tratadas como são, talvez serem até estupradas, é essa vadia que você tanto admira!”.

As declarações revoltaram a artista, que questionou: “Eu que faço as mulheres serem estupradas cada vez mais? Meu Deus”. “Não sabe nem interpretar texto hein, filha? O que eu disse: você estimula o desrespeito para com as milhares, a forma como são tratadas! Você representa a mulher usada como objeto. Mas não liga não, essa é só a minha opinião. Tenho esse direito né, filha?”, rebateu Ximenes.

Tuítes da discussão entre a servidora e Anitta
Cantora se indignou com as declarações (Reprodução/Twitter)

Revolta

As declarações de Susana Ximenes repercutiram negativamente e internautas passaram a procurar seu perfil em outras redes sociais. Logo ao acessarem o LinkedIn, rede social com foco em profissões, descobriram que ela é servidora do governo de Minas Gerais. Por isso, os usuários passaram a pedir um posicionamento da administração estadual a respeito da conduta da servidora.

Centenas de usuários, fãs de Anitta ou não, se uniram em uma corrente para chamar a atenção do Governo de Minas. “GOSTARIA DE SABER SE ESSE É O PADRÃO DOS FUNCIONÁRIOS QUE PRESTA SERVIÇO AO POVO!
O POVO QUER RESPEITO!!!!! EXIGIMOS RESPEITO!!”, diz a mensagem replicada em vários tuítes compartilhados na rede social.

Ainda assim, a funcionária pública continuou rebatendo as críticas. “Não estou no meu horário de trabalho. Sou bem paga para o que fui contratada para fazer, o que não é agradar a vc e nem a Anitta. O governo de MG não vai me mandar embora porque penso como penso”, publicou. “Me denuncia lá, querido”, debochou ela, quando um internauta perguntou se a SES-MG “sabe que uma funcionária deles anda atacando uma mulher publicamente e sendo misógina”.

servidora rebate crítica em tuíte
Internautas passaram a pedir o posicionamento do governo de Minas a respeito do comportamento da servidora (Reprodução/Twitter)

O que diz o Governo de Minas?

Na tarde desta quinta-feira (5), o Governo de Minas se pronunciou por meio de nota. “O Governo de Minas informa que repudia veementemente qualquer forma de violência contra as mulheres. Sobre manifestações feitas em redes sociais por uma servidora da Secretaria de Estado de Saúde, o caso será encaminhado para apuração e eventuais sanções de órgãos de controle”, diz o comunicado.

‘Liberdade de expressão’

Procurada pelo BHAZ, Susana Ximenes disse não entendeu por que os internautas relacionaram suas declarações ao seu emprego público. “Sou funcionária, cumpro meu horário de trabalho, não sei por que eles têm que falar alguma coisa do governo. Tenho direito à minha opinião, ainda mais na internet, é liberdade de expressão”, pontuou a servidora.

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!