Show em Contagem com 300 pessoas sem máscara é interrompido

show-aglomeração-contagem
Patrulha interditou o local e dispersou as pessoas presentes (Guarda Civil de Contagem/Divulgação)

A Guarda Civil de Contagem interditou, na noite desse domingo (9), um show com aglomeração de mais de 300 pessoas, que não estavam utilizando máscaras ou outra medida de proteção contra a Covid-19. A movimentação aconteceu na avenida Princesa Isabel, no bairro São Joaquim. O organizador da apresentação recebeu uma advertência, e o dono do local, que acabou sendo interditado, responderá criminalmente.

Segundo a Patrulha Pacto Pela Vida, que é composta pela Guarda Civil de Contagem, pela Polícia Militar e por fiscais da prefeitura, a equipe recebeu informações na Central do Olho Vivo a respeito de uma grande movimentação de pessoas. De acordo com a averiguação, os indivíduos estavam entrando e saindo do local informado.

Com isso, as autoridades foram até o espaço e identificaram mais de 300 pessoas aglomeradas sem máscara ou alguma outra medida de proteção. No local também havia venda e consumo de bebidas alcóolicas.

Show com venda de bebidas alcóolicas em Contagem (Guarda Civil de Contagem/Divulgação)

A patrulha também conseguiu identificar o organizador e diversas violações aos protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 e ao decreto municipal. Ainda segundo a Guarda Civil, o número de pessoas no local era superior ao permitido.

Na última quarta-feira (5), a prefeitura de Contagem publicou um decreto que flexibilizou o funcionamento de alguns setores econômicos da cidade. Entretanto, continuam proibidas a abertura de casas noturnas, casas de shows, e a realização de eventos que promovam qualquer tipo de aglomeração.

Advertência

Conforme as autoridades que realizaram a operação, ninguém foi conduzido para a delegacia pois a aglomeração e a promoção da festa sem a autorização sanitária não é juridicamente caracterizada como crime. Com isso, na noite de ontem (9), o organizador recebeu orientação e uma advertência, pois não é o proprietário do local e havia apenas alugado. A Guarda Civil, a Polícia Militar e os fiscais da prefeitura de Contagem também dispersaram as 300 pessoas presentes.

Posteriormente, a Patrulha Pacto Pela Vida apurou que o local está com o alvará de funcionamento vencido, pois lá funcionava uma espeteria que acabou descumprindo ordens de funcionamento e foi interditada. Com isso, as autoridades acionarão o Ministério Público para que o dono do local responda criminalmente pela reincidência. No momento, a fiscalização de Posturas está levantando os dados do proprietário do espaço para responsabilizá-lo.

Patrulha Pacto Pela Vida interdita local com aglomeração (Guarda Civil de Contagem/Divulgação)

UTI Covid em 86%

Em Contagem, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Covid está em 86%, conforme informações do Boletim Covid-19 da cidade, publicado nesse domingo. Já as vagas da enfermaria Covid estão 67% preenchidas. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde do município notificou mais de 160.000 casos da doença, tendo sido confirmados 32.253. O número de mortes por Covid-19 em Contagem atingiu a marca de 1.324.

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários