Suspeito de roubar bicicleta no Rio é branco e morador de bairro nobre

suspeito roubo Leblon
O suspeito tem 22 anos e já também tinha outras passagens pela Polícia (Reprodução/Jornal O Globo)

A Polícia do Rio de Janeiro prendeu na noite de ontem (16) o homem suspeito de roubar a bicicleta do casal que acusou um jovem negro que tinha uma parecida, na tarde do último sábado (12), na Zona Sul do Rio. Ao contrário do que o casal insinuou ao abordar injustamente o rapaz, o verdadeiro autor do crime é um homem branco, conhecido como Lorão.

De acordo com o jornal O Globo, o suspeito, de pele branca, tem 28 passagens pela polícia e mora no bairro Botafogo, também na região nobre da cidade. O homem foi preso após ser reconhecido por um dos seguranças do Shopping Leblon, que denunciou o suspeito.

Segundo a 14ª DP (Leblon), imagens de câmeras de segurança ajudaram a identificar o suspeito. O casal envolvido no caso prestou depoimento e foi autuado pelo crime de calúnia.

Acusação racista

O casal que teve a bicicleta roubada havia acusado, sem provas, que Matheus Ribeiro havia furtado o equipamento, conforme relato do rapaz.

Matheus contou em suas redes sociais que estava esperando a namorada em frente ao shopping Leblon, na Zona Sul da cidade, para comemorar o Dia dos Namorados, quando foi abordado por um casal de brancos que o acusaram de ter roubado a bicicleta motorizada em que ele estava.

O rapaz contou que, após ser confrontado pela dupla, chegou a mostrar fotos antigas da bicicleta para se defender. No entanto, Matheus só conseguiu se provar inocente quando o rapaz que o abordou, sem autorização, tentou abrir o cadeado da bike, sem sucesso.

“Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove”, disse Matheus. “Isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso é o desespero do racista quando vê a gente perto. Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou”, continuou.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!