Taxa de transmissão da Covid-19 em BH sobe e chega ao nível de alerta

covid teste laboratório
Covid-19 já matou milhares de pessoas no país (Robson Valverde/SES-SC)

Já em nível de alerta máximo, a taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte subiu novamente nesta quarta-feira (12), desta vez chegando a 1,0. Ontem, o índice estava em 0,99. A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) também teve alta nas últimas 24 horas e está no vermelho (nível máximo de alerta).

Quando o índice que representa o número médio de transmissão por infectado (Rt) fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa representa quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar.

As informações são do boletim epidemiológico divulgado hoje (12) pela administração municipal. De acordo com o documento, 76,9% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 em BH estão ocupados. Com isso, o indicador permanece no nível vermelho. Já a ocupação de leitos de enfermaria caiu de 57,3% para 56,7% de ontem para hoje, e segue em nível amarelo.

Todos os indicadores estão em nível de alerta (Reprodução/PBH)

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte já registrou 189.472 casos de Covid-19 e 4.622 mortes em decorrência da doença. Além disso, 7.368 casos estão em acompanhamento e 177.482 pessoas já se recuperaram da infecção.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!