Tempo seco de inverno: Umidade do ar cai e Defesa Civil emite alerta

defesa civil emite alerta umidade
A umidade deve permanecer baixa até este domingo (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde de hoje (6), um alerta sobre uma massa de ar seco que vai deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% até 18h de domingo (11). No início do mês de maio a capital mineira já havia registrado o dia mais seco do ano.

“A massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, no decorrer da tarde, até 18h de domingo (11). Redobre a sua atenção e hidrate-se”, alertou a Defesa Civil no comunicado.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o ar seco vai se manter ao longo da semana em Belo Horizonte, mas também há previsão de tempo seco em outras cidades de Minas Gerais.

“A massa abrange todo o Estado, inclusive região metropolitana de BH, Triângulo Mineiro, Oeste de Minas. É uma massa de ar que é comum nessa época do ano, de estiagem”, explica. O especialista afirma que esses índices são mais comuns na estação atual de inverno.

A OMS recomenda a decretação do estado de atenção quando a umidade relativa do ar fica entre 20 e 30%. Quando o índice está entre 12 e 20%, é considerado estado de emergência.

Cuidados com o tempo seco

Com a baixa umidade do ar, é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites.

Confira dicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  •  Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!