Esfriou aí? Termômetros voltam a cair e BH deve encarar mais um fim de semana gelado

frio bh
Frio deve atingir capital já neste sábado (Amanda Dias/BHAZ)

Novo alerta da Defesa Civil emitido no fim da tarde desta sexta-feira (23) mostra que os belo-horizontinos terão mais um fim de semana de baixas temperaturas. O órgão explica que uma massa de ar frio atuante na capital mineira deve deixar os termômetros em torno de 13 °C no início das manhãs.

O alerta é válido de sábado (24) até segunda-feira (26). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma frente fria com pancadas vai atuar na Região Sul do Brasil e em seguida vai se deslocar por partes da região Sudeste e de Mato Grosso do Sul.

Durante esta sexta, Belo Horizonte registrou temperatura mínima na casa dos 10º e máxima de 24º. Até a próxima terça, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca.

Em outras regiões do estado, o frio também será forte. Neste sábado, o dia amanhece com formação de geada em pontos isolados no Sul, principalmente na região serrana, e de nevoeiro na faixa Leste.

Índices críticos de umidade, inferiores a 30%, no período da tarde tendem a ocorrer de forma isolada no Noroeste e na região Central de Minas. Além disso, a baixa umidade também castiga, de forma generalizada, as regiões Norte, Oeste e Sul do estado.

Cuidados necessários para enfrentar o frio

Confira abaixo os cuidados recomendados pela Defesa Civil para os períodos de frio e tempo seco:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários