Tóquio 2020: Tudo o que você precisa saber sobre a abertura das Olímpiadas amanhã

Olimpiadas Toquio 2020
Cerimônia vai acontecer no Estádio Olímpico, em Tóquio (COI/Divulgação)

O evento que inaugura oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio acontece nesta sexta-feira (23), das 8h às 11h30 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico, na capital japonesa. Com a pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de abertura terá presença reduzida nas arquibancadas e no campo. Os brasileiros podem assistir ao evento ao vivo na Globo, no SporTV ou na BandSports.

Como o Japão está em um fuso-horário diferente do Brasil, com 12 horas a mais em relação ao horário de Brasília, em Tóquio, o evento acontece no período da noite, das 20h às 23h30. O estádio contará com a presença de algumas centenas de autoridades, com regras rígidas de distanciamento social, além de um número restrito de convidados e atletas.

Mesmo com uma quantidade reduzida de atletas, todas as delegações vão desfilar em campo. O Brasil terá Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô, como portas-bandeira. “Haverá centenas de fiscais orientando os atletas no desfile. A cerimônia de abertura, de certa maneira, será única e focará apenas nos atletas”, disse Marco Balich, conselheiro sênior dos produtores executivos das cerimônias das Olimpíadas.

O telespectador não deve esperar por um evento grandioso, com coreografias, fumaças, espelho e extravagâncias, como de costume. “Isso [a pandemia] certamente tem consequências. Grandes coreografias não acontecerão, obviamente, por causa da Covid-19”, afirmou.

Por que os jogos de futebol começaram antes da abertura das Olimpíadas?

A cerimônia representa a abertura oficial das Olímpiadas, que estão programadas para acontecer do dia 23 de julho até 8 de agosto. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) calcula um tempo de 72 horas para os jogadores de futebol se recuperarem fisicamente das partidas. Ao todo, as seleções que chegarem até à semifinal disputarão seis partidas, sendo três na fase de grupos, uma partida nas quartas de final, uma semifinal, e uma final ou disputa do terceiro lugar.

O esquema é o mesmo para o torneio masculino e feminino. Com isso, os atletas não teriam tempo suficiente para se recuperar fisicamente das partidas. Tendo em vista a recomendação de descanso da Federação, já é de costume dos Jogos Olímpicos que as partidas de futebol comecem antes da cerimônia de abertura e dos demais jogos.

Quem vai narrar o evento?

Cada canal contará com os próprios narradores. Confira os principais abaixo:

Globo:

A emissora terá exclusividade na transmissão em TV aberta, devido à aquisição dos direitos. A grande voz dos Jogos de Tóquio, o narrador Galvão Bueno será o comandante do time de narradores e comentaristas da abertura. O evento contará com participação do jornalista Marcos Uchôa e os ex-atletas Fabi, do vôlei, Daiane dos Santos, da ginástica artística, e Flávio Canto, do judô.

SporTV:

O Sportv faz parte do Grupo Globo e transmite a cerimônia na TV fechada, assim como o resto dos Jogos. Na cerimônia, o comandante da equipe será do apresentador Luiz Carlos Jr. e o jornalista Marcelo Barreto, com os comentários dos ex-jogadores Nalbert, do vôlei, e Hortência, do basquete.

Bandsports:

O canal da TV fechada da Bandeirantes também transmitirá o evento, além dos jogos. Os jornalistas Álvaro José e Elia Junior serão os responsáveis pela narração no canal.

Edição: Giovanna Fávero

Comentários