UFMG se mantém como melhor federal do Brasil em ranking global; PUC é a única particular do estado na lista

reitoria ufmg bh
“As gerações que nos antecederam têm papel fundamental nessa trajetória” analisa a reitora Sandra Goulart (Amanda Dias/BHAZ)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foi considerada, mais uma vez, a quinta melhor universidade da América Latina, a terceira do Brasil, e melhor federal do país, segundo o World University Rankings da Times Higher Education (THE). A versão de 2022 do levantamento foi divulgada na semana passada. A PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) é a única particular do estado no ranking.

Em sua 18ª edição, o ranking avaliou mais de 1,6 mil instituições de ensino superior de 99 países. A UFMG ficou na faixa 601-800 das melhores universidades do mundo, a mesma posição alcançada na edição anterior. As colocações da UFMG nos cenários nacional e regional são idênticas às apuradas na versão latino-americana do ranking divulgada em julho.

O ranking se baseia em treze indicadores de performance, agrupados em cinco categorias: Ensino (ambiente de aprendizado), Pesquisas (quantidade, investimentos e reputação), Citações (influência e alcance da sua produção científica), Internacionalização (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e Indústria (capacidade de uma universidade de contribuir com o setor industrial por meio de inovações, invenções e consultorias).

As universidades recebem uma nota referente a cada um desses quesitos e, juntas, elas formam a nota final que é utilizada no levantamento. Entenda a metodologia aqui.

Universidades à frente

Na frente da UFMG, na América Latina, estão a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile, a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México.

Depois da universidade federal, as instituições brasileiras que aparecem entre as 10 melhores no ranking são, respectivamente, a PUC do Rio de Janeiro, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Já as três primeiras posições em escala mundial são ocupadas, na ordem, pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e pela Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos.

PUC Minas se destaca mais uma vez

Ao todo, o Brasil tem 59 instituições classificadas. Para inclusão nessa lista, é exigido que as universidades ofereçam cursos em nível de pós-graduação e tenham número de publicações relevantes superior a mil, em cinco anos. Mais uma vez, a PUC Minas é a única universidade particular do estado listada no World University Rankings, da THE.

Entre os quesitos, a PUC se destacou mais uma vez na área de captação de recursos para pesquisa junto ao setor privado. A universidade também apareceu entre as melhores da América Latina no ranking divulgado em julho, onde, entre outros quesitos, destacou-se na formação do corpo docente, composto majoritariamente de doutores e pós-doutores. 

Outras universidades mineiras

Além da UFMG e da PUC Minas, outras universidades mineiras aparecem no levantamento. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na ordem, também estão na lista.

Veja ranking completo aqui.

Com UFMG e PUC Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!