‘Velha política’ dá as caras em disputa eleitoral por presidência de associação de criadores de cavalos

ABCCMM
Divulgação/Site da ABCCMM

Pouco mais de 20 mil associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que tem sede em Belo Horizonte, acompanham de perto desde o último mês o clima dos bastidores das eleições pela presidência da entidade. Chama a atenção na disputa em questão o risco do uso de práticas definidas como típicas da “velha política”, tais quais o uso de vídeos com informações falsas e distorcidas, além da divulgação de pesquisas sem detalhes sobre metodologia de apuração.

Nesta terça-feira (3), por exemplo, a coluna Radar, da Veja, publicou dados de uma pesquisa atribuída a um “instituto”. O texto não revela qualquer detalhe sobre o levantamento, deixando de informar quantos associados foram ouvidos e em quais circunstâncias isso ocorreu. Ainda assim, aponta uma tendência de vitória da chapa “Marchador Acima de Tudo”, liderada por Antonio Santos Silva, frente à chapa “União da Raça”, de Cristiana Gutierrez.

Na realidade, esta colunista do BHAZ apurou que o levantamento não foi feito por um instituto de pesquisas tradicional e sim por uma empresa que declara prestar serviços de marketing e também mapeamentos de mercado. Em seu site, a consultoria revela que é “um laboratório de inovação em experiência do consumidor, em busca de oportunidade de crescimento” para clientes.

O levantamento, noticiado vagamente como “pesquisa divulgada por instituto”, foi feito por meio de envio de mensagens eletrônicas para parte dos associados. Não há informações públicas, até o momento, sobre o método usado para selecionar os participantes e quantos foram ouvidos. A abordagem gerou confusão a ponto da própria ABCCMM publicar um alerta em rede social sobre o fato.

“Após constatar e-mails enviados com a utilização do nome da ABCCMM, pela empresa 121 Labs, a Diretoria da entidade alerta aos seus associados, que não existe sequer nenhum e-mail, WhatsApp e/ou postagem no Instagram/Facebook/ Twitter com pesquisa e enquetes provenientes ou a pedido da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A entidade alerta: Caso receba qualquer material do tipo, para sua segurança, ignore, não informe dados pessoais e não realize testes”, informou a ABCCMM por meio de rede social.

Diante da repercussão, a 121 Labs se posicionou afirmando que “nunca realizou pesquisas em nome da ABCCMM”. “A pesquisa realizada foi contratada por associados sobre a visão de futuro e avaliação do cenário atual da Associação”, destacou a empresa sem revelar publicamente os nomes dos responsáveis pela contratação.

“O objeto da pesquisa é a forma como os entrevistados analisam e interpretam a gestão atualmente desenvolvida na Associação. A pesquisa é LEGÍTIMA e SEGURA, sem qualquer solicitação de dados sigilosos. Busca somente a OPINIÃO dos entrevistados. Ficam, assim, refutadas as informações de que a pesquisa seria falsa ou de que a pesquisa está sendo realizada a pedido ou por contratação da Associação”, completou a consultoria.

Esta coluna torce para que as eleições da ABCCMM se pautem pelas boas práticas e que fiquem distante das práticas da “velha política”, não é mesmo!? A votação acontece no dia 3 de setembro, com um o sistema híbrido, presencial e por correspondência.

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