Ventos ‘uivantes’ surpreendem belo-horizontinos e anunciam mais frio nos próximos dias

Frio BH
Vento chegou junto com o frio (Yuran Khan/BHAZ)

A noite e madrugada desta quinta-feira (29) foram marcadas pela ocorrência de fortes ventos em Belo Horizonte e região metropolitana. Moradores de diferentes bairros da capital relatam ter se assustado com portas e janelas batendo. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o avanço de uma massa de ar frio provocou o vento relato pelos belo-horizontinos.

A meteorologista Anet Fernandes, do Inmet, explica que a ventania tem relação com a diferença de pressão entre a massa fria, que tem alta pressão, e a condição de baixa pressão em direção a Tocantins, Goiás e Oeste da Bahia que passou pela região centro-sul do estado nesta madrugada. “Essa diferença de pressão entre o que está atuando aqui e o que está mais ao Norte fez com que se intensificasse o vento”, diz a meteorologista.

“A ventania é consequência do avanço da massa de ar frio na retaguarda da frente fria. A frente está em cima da gente agora, ontem à noite estava em cima de BH, então é realmente o avanço da massa de ar frio que provocou esse vento”, complementa. Segundo registrado pelo próprio Instituto, o ventou chegou em praticamente toda a cidade.

Na estação Cercadinho, os ventos chegaram a 58,7km/h, entre a noite e madrugada de hoje (29). A intensidade, no entanto, não representa completamente a cidade, pois o medidor se encontra em uma altitude maior. Na Pampulha, a máxima chegou a 45,4km/h. “Pelos cálculos, a maior intensidade variou entre 40 e 50 km/h”, explica Fernandes.

E frio?

Com a chegada da massa de ar frio, também chegam as temperaturas frias na capital. “Hoje começa a cair a temperatura, não caiu muito, o frio mesmo vai ser amanhã. Hoje registramos uma mínima de 10,1ºC no Cercadinho, ou seja, caiu 3ºC em relação a ontem. A máxima prevista é de 23ºC.  Amanhã, tende a cair a previsão, para 6 a 20ºC”, explica a meteorologista,

O final de semana vai ser de friozinho. “Sábado sobe um pouquinho, 8 a 20ºC. Domingo deve ficar entre 7 e 20ºC. As temperaturas começam a subir na segunda, com uma mínima de 9ºC e máxima pra 22ºC”, diz. Já em relação ao vento, a tendência que não tenhamos mais esse vento tão constante e tão intenso. “A gente pode ter de forma pontual esse vento mais forte, mas a tendência era mais na passagem do sistema mesmo”, finaliza. 

Reações

O vendaval foi percebido pelos moradores. “Bom dia pra quem acordou às 4:30 com esse vento horrível aqui em BH!”, disse um internauta. “Fui botar o lixo pra fora e o vento me jogou longe”, brincou um usuário. “Já que não neva em BH, vamos curtir vento né”, observou outro.

“O mundo tá acabando aqui em BH? Pai do céu a ventania parece que quer acabar com tudo. O vento tá até assobiando”, assustou-se uma internauta. “Ventando demais em BH, tomara que esse vento te traga pra mim”, brincou uma usuária. “Uai esse vento todo em BH é o frio querendo chegar mais rápido?”, observou outra pessoa.

Edição: Roberth Costa

Comentários