Vídeo alerta sobre amigo secreto em meio à pandemia e final choca; assista

mulher-vídeo-governo-ceara
“Eu contaminei ele”, disse a mulher no vídeo do governo de Ceará (Reprodução/@governodoceara/Instagram)

O perfil oficial do governo do Ceará fez uma postagem surpreendente sobre o fim de ano. No vídeo que acompanha o post, uma mulher descreve o amigo oculto dela, como se fosse entregar um presente. O final do relato, no entanto, causa choque quando ela revela ter contaminado uma pessoa muito próxima com o novo coronavírus. “A pandemia não acabou”, reforça a legenda da publicação.

“Meu amigo secreto é mais do que um amigo, eu nunca conheci um coração tão generoso, incapaz de deixar alguém na mão”, iniciou a mulher no vídeo. Ela continua dando mais características do amigo oculto, revelando momentos que passou ao lado dele. “Desde que eu me entendo por gente viajei com ele no Carnaval, nos feriados, nas festas de fim de ano, e tudo sempre organizadinho por ele”, continuou a moça.

Aos prantos, a mulher diz a parte mais impactante do vídeo: “Contagiava todo mundo onde chegava, só que hoje ele não está aqui, porque fui eu que contagiei ele, desculpa pai, desculpa”. Logo depois, uma mensagem sobre pandemia inicia: “Cuidado com as confraternizações, use máscara e cuide de quem você ama”. Outros detalhes também são importantes, como a roupa preta que a moça está usando e a música melancólica como trilha.

O intuito do Governo do Ceará, ao unir o relato da mulher às frases de alerta do final, foi conscientizar a população sobre o risco que as aglomerações de fim de ano apresentam. O relato emotivo mostrou-se como uma estratégia para advertir os cearenses, de modo que eles se sentissem tocados.

Público achou desrespeitoso

O vídeo acumula 100 mil visualizações e mais de 7 mil comentários, em que os internautas mostraram-se incomodados com o conteúdo. “Que propaganda ridícula, culpar a filha pela morte do pai em uma campanha de Natal????”, comentou uma pessoa. “Que vídeo ridículo… não respeita a perda e o sofrimento dos que perderam familiares na pandemia… não precisa disso… lamentável”, disse uma mulher.

Uma outra internauta reclamou: “Que campanha ridícula e apelativa!! Sem um mínimo de responsabilidade afetiva com aqueles que sofrem a perda de entes queridos!”. Izanara Feijó, também uma das internautas que comentaram, relembrou a questão da saúde mental. “Que coisa irresponsável! Como uma campanha dessa não passa pelo crivo de profissionais da saúde mental??? Absurdo!!!!”.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!