Vídeo mostra deputado apalpando seio de deputada na Alesp e gera revolta

Deputado apalpa seio
Cena gerou revolta nas redes sociais (Reprodução/Alesp/YouTube)

Um vídeo mostra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL-SP), no meio de uma sessão extraordinária na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nessa quarta-feira (16). A parlamentar garantiu que vai registrar um boletim de ocorrência contra o deputado, além de abrir uma representação contra ele na Alesp.

No vídeo, Fernando Cury aparece conversando com outros parlamentares, antes de virar em direção à deputada, que está apoiada na mesa diretora da Casa. Ele posiciona o corpo atrás dela e coloca a mão direita no seu seio, apalpando-o. A deputada, então, afasta a mão do parlamentar em gesto de revolta.

Isa Penna repudiou o assédio sofrido nas redes sociais e mencionou que duas deputadas estaduais e colegas de partido, Monica Seixas e Erica Malunguinho, também já foram assediadas na Alesp. A parlamentar afirmou que fará um registro do ocorrido junto à polícia e ao Conselho de Ética da Casa.

“O caso que a gente vive não é isolado. A gente vê a violência política e institucional contra as mulheres o tempo todo. O que dá direito de alguém encostar numa parte íntima do meu corpo. Meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, disse a deputada em discurso no plenário, nesta quinta-feira (17).

Deputado nega

Apesar do momento ter sido registrado em vídeo, o deputado estadual Fernando Cury negou que tenha cometido assédio ou importunação sexual. Em discurso no plenário, também nesta quinta-feira, o parlamentar pediu desculpas por “abraçar” a deputada.

“Subo aqui hoje nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado, pelo julgamento feito, mas estou aqui para passar a minha versão para vocês. Em primeiro lugar, gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse”, começou.

“Eu nunca fiz isso na minha vida toda. E quero dizer, de forma veemente, principalmente para as colegas deputadas que estão aqui, eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo. Se com esse gesto eu a constrangi e ela se sentiu ofendida, peço desculpas”, finalizou o deputado.

Revolta

O vídeo gerou revolta nas redes sociais. Internautas se mobilizaram para prestar apoio à deputada Isa Penna, e para demonstrar repúdio à atitude do deputado Fernando Cury. “Que coisa feia, ein, deputado no local de trabalho não tem respeito pela colega?”, comentou um usuário no Instagram do parlamentar.

“Todo apoio a Isa Penna. Assediadores estão em todos os lugares, até na Alesp. Não passarão. O deputado estadual Fernando Cury mexeu nos seios da deputada Isa Penna sem permissão e com ares de condescendência. É crime de assédio sexual. Que seja perca o mandato e seja penalmente punido”, publicou uma internauta no Twitter.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!