Zema afasta Amaral e presidente da Fhemig é o novo secretário de Saúde

Romeu Zema falando durante evento
Mudanças foram anunciadas nas redes sociais de Romeu Zema (Gil Leonardi/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afastou Carlos Eduardo Amaral do cargo de secretário de Estado de Saúde e já anunciou o substituto. As mudanças foram anunciadas por meio das redes sociais na noite ontem (11) e nas primeiras horas desta sexta-feira (12). Amaral deixa a pasta após a polêmica vacinação dele e demais 806 servidores contra o coronavírus. O médico Fábio Baccheretti, presidente da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), foi o escolhido para ocupar a vaga deixada.

A saída de Amaral da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) aconteceu horas depois de uma coletiva concedida por ele. Na oportunidade, o então secretário de Saúde disse que não acreditava ter errado ao se vacinar contra a Covid-19. “Não vejo nenhum ilícito, não vejo nenhuma imoralidade… Toda operação foi feita na legalidade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Nós estamos dentro do Plano Nacional de Imunização. Houve consulta prévia aos órgãos de controle. Os servidores foram vacinados porque havia chegado seus grupos”.

Apesar de ter dito que não cogitou deixar a secretaria, Amaral ressaltou que o cargo era “de confiança do governador”, com quem teve uma conversa na parte da manhã. Por volta das 22h, Zema anunciou a decisão tomada. “Comunico o afastamento do Dr. Carlos Eduardo da Secretaria Estadual de Saúde. Agradeço o trabalho que realizou à frente da secretaria, em especial no combate à pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais no Estado”.

O governador afirmou, ao longo da postagem, que “Minas Gerais tem um dos melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus graças à responsabilidade da gestão”. “Seguiremos atuando com eficiência e transparência para que a vacina chegue logo a todos o mineiros”, destacou.

Quem assume?

Zema foi rápido na escolha e já na manhã de hoje anunciou o novo secretário de Saúde. Fábio Baccharetti acabou sendo o escolhido. Ele é o atual presidente da Fhemig e, segundo o governador, desde o início da pandemia do coronavírus “colaborou para os resultados relevantes em expansão de leitos e referência clínica no combate à Covid-19, garantindo a Minas um dos melhores resultados dentre todos os estados do país”.

“Seguiremos determinados no combate à pandemia e dando sequência à maior operação de vacinação da história de Minas com transparência e responsabilidade”, disse.

Baccheretti é formado em Medicina pela Universidade Vale do Rio Verde e, em 2011, ingressou no Hospital Júlia Kubitschek (HJK) como clínico plantonista da Unidade de Emergência. Cerca de um ano depois, tornou-se coordenador de Plantão e, no ano seguinte, passou a coordenar a Unidade de Emergência. Em 2015, foi convidado a assumir a função de assessor da Gerência Assistencial do mesmo hospital.

Em agosto de 2018, após pouco mais de sete anos de trabalho no HJK, Baccheretti assumiu a função de diretor hospitalar da unidade e, com apenas 11 meses de gestão como diretor geral do HJK, deixou a função para assumir a presidência da Fhemig.

Com Fhemig

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!