Zema e Kalil lideram disputa pelo Governo de MG, aponta pesquisa Atlas

Zema e Kalil governador
Zema critica cestas básicas, Kalil responde (Henrique Coelho + Amanda Dias/BHAZ)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparecem empatados tecnicamente em simulação de primeiro turno das eleições 2022 para o cargo de governador do estado. Os dados são da Pesquisa Atlas, realizada entre o dia 1º de junho e o último domingo (6). O terceiro colocado registra um percentual quase 10 vezes menor de intenções de voto que os nomes que lideram a disputa.

Zema aparece com 35,5% nas intenções de voto para o primeiro turno, enquanto Kalil tem 32,9%. Foram ouvidas 1.346 pessoas, em contato online, com idades a partir de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de mais ou menos três pontos, e a confiança é de 95% para os indicadores associadas a totalidade da amostra.

O terceiro colocado no levantamento, o deputado federal André Janones (Avante-MG), registra apenas 3,2% das intenções no primeiro turno.

Zema e Kalil
Intenções de voto para o primeiro turno na disputa pelo Governo de MG (Reprodução/Pesquisa Atlas)

2º turno: Kalil aparece pouco à frente no empate técnico

Já em um possível segundo turno pelo Governo de Minas, Kalil aparece um pouco à frente de Zema no empate técnico. Enquanto o atual governador aparece com 40,6%, o prefeito da capital mineira tem 41,4%. Janones, por sua vez, teria apenas 15,1% dos votos, de acordo com a pesquisa.

Zema Segundo turno
Disputas de segundo turno para o Governo de MG (Reprodução/Pesquisa Atlas)

Apesar dos números expressivos de Kalil na pesquisa, Zema conta com uma boa avaliação de seu governo. Ele recebeu “aprovo” de 49,3% das pessoas ouvidas, contra 40,1% “não aprovo”. Além disso, na avaliação de imagem registrou “positiva” para 54% dos entrevistados.

Bolsonaro amarga alta rejeição

O presidente Jair Bolsonaro também foi avaliado nos quesitos imagem e aprovação do governo. Ele aparece com imagem “negativa” para 60% dos entrevistados, enquanto outros 61,4% desaprovam a gestão dele, contra 36,9% que aprovam e 1,7% que não souberam responder.

Aliás, a avaliação de imagem indica que nomes fortes da política mineira no passado já não são tão bem vistos. Aécio Neves (PSDB/MG) e Fernando Pimentel (PT/MG) registram os maiores percentuais de imagem “negativa” da pesquisa, respectivamente, 80% e 66%.

imagem politicos
Avaliação de imagem dos líderes políticos para os mineiros (Reprodução/Pesquisa Atlas)

Terceira via também parece distante do Planalto

A Pesquisa Atlas também questionou os participantes a respeito das intenções de voto para as eleições de presidente. Em um primeiro turno, sem a presença de Lula (PT), Bolsonaro (sem partido) aparece com 35,4%. Kalil é o segundo colocado, com 14% e Fernando Haddad, também do Partido dos Trabalhadores, o terceiro, com 13,2%.

Já caso o ex-presidente Lula esteja na disputa, Bolsonaro vai ao segundo lugar – o petista aparece com 35,5% das intenções, enquanto o atual presidente surge com 34,2%. Neste cenário, Kalil apareceria em quarto, com 5,9%, atrás de Ciro Gomes (PDT), que registra 6,7%. Em um terceiro cenário possível, com menos candidatos, a disputa continuaria entre Bolsonaro (35,6%) e Lula (37,6%).

O levantamento da Atlas ainda mostra que Lula venceria Bolsonaro em um segundo turno com 53,1% das intenções de voto, contra 39,6%. Brancos e nulos somam 7,3% nesse contexto.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!