Zema parabeniza Joe Biden pela vitória nas eleições dos Estados Unidos

Zema e Joe Biden
Governador desejou caminho de “parcimônia, diálogo, tolerância e perseverança” ao presidente (Gil Leonardi/Imprensa MG + Reprodução/@JoeBiden/Twitter)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), parabenizou o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (leia mais aqui). Depois de quase quatro dias de apurações, Biden foi eleito o 46º presidente do país neste sábado (7).

“Ao que tudo indica, Joe Biden será o próximo presidente dos EUA. Parabenizo o novo presidente e desejo um caminho de parcimônia, diálogo, tolerância e perseverança!”, publicou Zema no Twitter. O governador iniciou a frase com “ao que tudo indica”, pois o resultado as eleições foi uma projeção de emissoras importantes do país, como NBC, CBS e CNN.

Alguns internautas se decepcionaram com Zema, já que acreditam que a eleição pode ter sido fraudada. A tese da fraude é apoiada pelo próprio opositor de Biden, o republicano Donald Trump, que não apresenta evidências para sustentar a alegação.

“Sempre defendi o sr. e o considerava o mais qualificado para ser presidente num futuro próximo. Agora após apoiar uma eleição fraudada que está longe de terminar, infelizmente terei que rever meu conceito sobre o sr.”, comentou um seguidor. “Decepção Zema, Biden fraudou as eleições, se informa melhor”, respondeu outra internauta, também se sustentando em uma teoria sem evidências.

Biden eleito

Biden virou o jogo ao angariar mais delegados na Pensilvânia. Ele conseguiu 273 delegados, sendo que, para a vitória, eram necessários 270. O atual presidente republicano Donald Trump, no entanto, não reconheceu a vitória do oponente.

No início da tarde de hoje [horário de Brasília], o presidente saiu para jogar golfe. Durante os últimos dias, o republicano tem feito declarações no Twitter com relação as eleições. O atual mandatário acredita que houve fraudes no processo eleitoral.

Após o anúncio, o chefe do Executivo reiterou que não reconhece a vitória do adversário. Trump afirmou ainda que a “oposição está roubando as eleições”. Ele não deve fazer o discurso reconhecendo a derrota.

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!