Dia de Los Muertos: Festival apresenta cultura e costumes mexicanos em BH

Reprodução

Belo Horizonte receberá dia 30 de outubro a mais tradicional e rica festa do México: O Festival Dia de Los Muertos. Neste dia, a Serraria Souza Pinto será palco para mais de oito horas de muitas atividades interativas, entre teatro, música, dança, oficinas, além de práticas e gastronomia que remetam à história de vida e arte da cidade que hoje corresponde à capital mexicana.

O Festival pretende ir além de apenas apresentar a cultura daquele país. É também um propósito levar os belo-horizontinos a se sentirem parte integrante dos costumes, valores, rituais e crenças de um povo que no dia dos mortos celebra a vida e apresenta um novo olhar sobre a morte.

Para eles, é fundamental  honrar a vida de seus antepassados e relembrar seus grandes feitos e momentos de felicidade. Todo o projeto cenográfico do Festival está sendo pensado e planejado com o objetivo de traduzir detalhes do festival mexicano que possam garantir ao público presente uma profunda interação com a cultura e os costumes daquele país.

No México, O Dia de Los Muertos é uma das festas mais animadas. É comemorado com comidas típicas, música e doces. As crianças participam ativamente dos festejos porque é um desejo das famílias que elas incorporem internamente essa festa que é acima de tudo uma celebração à vida.

O público terá acesso a áreas de exposição com fotos e vídeos que contarão a história do México antigo e México atual, fará parte, ainda, de espetáculos com performances diversas que mostrarão a essência do Dia de Los Muertos e ainda poderá participar de oficinas de máscaras, as famosas e simpáticas caveirinhas, de pintura e de práticas como contação de histórias, música e danças típicas do país.

Em 93, o Festival Dia de Los Muertos, foi considerado obra mestre do patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Serviço:

Data: 30 de Outubro

Horário: 13h às 22h

Local: Serraria Souza Pinto

Com Una 360

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!