Contagem e BH recebem chuva de granizo; ventos de até 60km/h podem atingir capital

Bairros de BH e de Contagem sofrem com chuva de granizo (Bruna Gabrielly(@BruhMuniz13)/Twitter e Marcelo Gabriel de Melo/Facebook)

Regiões de Belo Horizonte foram atingidas por chuva de granizo na tarde desta sexta-feira (6). A Defesa Civil havia emitido, mais cedo, um alerta sobre a possibilidade de ocorrer esse tipo de fenômeno nas regiões Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Barreiro. As áreas de Pampulha, em especial próximas ao limite com Contagem, ainda podem receber granizo até o fim da tarde.

Além das pedrinhas de gelo, o belo-horizontino pode receber pancadas e ventos fortes até o fim da noite desta sexta-feira. “O calor e a umidade favorecem a formação de nuvens que podem provocar pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em torno de 60km/h em Belo Horizonte. O volume estimado é de 20 a 40mm até às 23h”, diz comunicado da Defesa Civil.

Chuva com volume acima de 25mm já é considerada forte. A velocidade dos ventos, que podem chegar a 60km/h, também é considerada forte pela escala Beaufort, usada para classificar a intensidade dos ventos.

Às 15h, a região dos bairros Padre Eustáquio, Serrano e Pampulha e parte de Contagem já estavam em situação de chuva forte, com rajadas de vento de até 60km/h e granizo. O volume estimado é de 20 a 40 mm até às 23h desta sexta.

Raios e estragos

A Defesa Civil também divulgou a respeito da incidência de raios nas regionais Leste, Nordeste e na divisa com Sabará.

Alerta para árvore de grande porte caída na rua Engenheiro Felipe Caldas com a avenida Amazonas, no bairro Gameleira, atingindo a rede elétrica.

A sensação de calor permanecerá e os termômetros podem bater a casa dos 33°C em Belo Horizonte.

Bairro Betânia (Foto: Jefferson Dantés)
Bairro Nova Pampulha (Foto: Ednardo Alves)
Bairro Novo Progresso (Foto: Letícia Massensini)
Bairro Serrano (Foto: Michelle Nicolau)
Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!