Fechamento da rua Sapucaí causa divergência entre moradores; associação é contra

Fechamento integra programa “Centro de Todo Mundo”, apresentado pela PBH em 2023 (PBH/Divulgação)

O fechamento do trânsito na rua Sapucaí, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, vem causando divergências entre os moradores. A ação integra o plano de revitalização do Centro da capital, apresentado pela Prefeitura em março de 2023. Pelo Instagram, o perfil de uma associação de habitantes tem sido palco de discussões sobre as consequências da obra na via.

“Essa ideia de maluco de fechar a Sapucaí vai bagunçar geral o transporte coletivo e sobrecarregar o trânsito na Contorno na região do Floresta. Esse povo acha que a gente mora em uma cidade do interior da Europa pra ter uma ideia dessas”, diz uma das mensagens no perfil.

Alguns também se preocupam com o destino das linhas de ônibus que saem do Centro em direção à região Leste e passam pela Sapucaí. O receio é de que o serviço de transporte piore.

Ainda em 2023, ao apresentar o plano de revitalização à imprensa, o prefeito Fuad Noman (PSD) defendeu as intervenções na região. “BH é uma cidade muito jovem, mas que tem uma história muito rica, que precisa ser mostrada. Que nosso Centro seja bonito, que nos orgulhe, que seja de fato aquilo que já foi”.

Batizado “Centro de Todo Mundo“, o programa visa requalificar e revitalizar a região central de BH através de uma série de ações em diversos pontos da cidade. Entre elas, estão a ampliação do funcionamento do Parque Municipal, a reestruturação da Praça da Independência e mais.

Sapucaí

Sobre a rua Sapucaí, a proposta de revitalização desenvolvida pela administração municipal prevê que os três primeiros quarteirões da rua Sapucaí, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, sejam destinados ao uso prioritário de pedestres. As melhorias foram pensadas para tornar o espaço mais seguro, além de reduzir os conflitos entre pedestres e veículos.

Após as intervenções, o espaço ganharia uma área de permanência, com arborização e paisagismo, quiosques comerciais com banheiro público, e ainda, acesso local para carros das garagens existentes e vagas de carga e descarga.

Prefeitura simulou como ficaria a Sapucaí após a revitalização (PBH/Divulgação)

Com as ações, as linhas de ônibus que chegavam pelo viaduto Santa Tereza e entravam na Sapucaí, passaram a subir a avenida Assis Chateaubriand, virar na Francisco Sales e retornar à via anterior.

Em dezembro de 2022, quando o programa “Centro de Todo Mundo” ainda estava em fase inicial, a PBH se dispôs a ouvir a opinião dos moradores da região, através de formulário que esteve aberto até janeiro do ano seguinte. O retorno recebido pela administração pública não foi divulgado publicamente.

Divergências

Nesta semana, a página @meubairrofloresta, no Instagram, vem sendo palco de discussões entre moradores da região Leste da capital. A sobrecarga no trânsito de algumas vias do bairro, após o fechamento da rua Sapucaí, foi o centro do debate.

Segundo o próprio perfil @meubairrofloresta, que puxou o debate, há relatos de fluxo de veículos na contramão em vias adjacentes à Sapucaí e moradores idosos incomodados com o trãnsito da região. “São inúmeros os impactos negativos no trânsito, social, segurança, econômico e de patrimônio”, registrou o perfil. “Os moradores não concordaram com o fechamento”.

Ainda de acordo com a página, no período entre 6 e 12 de maio, a Sapucaí terá o trânsito durante toda a semana, e a BHTrans fará uma avaliação dos impactos gerados no bairro. A avaliação será apresentada numa reunião já marcada para 16 de maio, na sede da Prefeitura.

“É de extrema importância que todos nós fiquemos atentos nesse período (avaliando, filmando e fotografando) para ver como o trânsito vai se desenrolar na Avenida Assis Chateaubriand, Avenida Francisco Sales, Avenida do Contorno e todas as outras ruas adjacentes”, postou.

Do outro lado do debate, outros perfis se manifestaram a favor das intervenções. “Em 1970 na Europa a pessoas eram contra o fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Estamos sempre nesse maldito atraso civilizatório”, registrou o perfil @verdejarbh, defendendo as obras.

“Sou morador e apoio o fechamento do trânsito na Sapucaí”, publicou Pedro Corgozinho.

O BHAZ solicitou à PBH detalhes sobre a avaliação programada para maio. Também questionou sobre o registro de ocorrências relacionadas ao projeto “Centro de Todo Mundo” na rua Sapucaí. Assim que houver retorno, a matéria será atualizada.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!