Semana em BH deverá ser de friozinho e temporais

Alessandra Macedo

A semana inicia em Belo Horizonte com céu nublado e novo alerta para pancadas de chuva. Para esta segunda-feira (16) é esperado um volume de precipitação entre 30mm e 50mm com incidência de raios e rajadas de ventos em torno de 50km/h. Até o último domingo (15), a capital mineira já alcançava 80% da média histórica de índices pluviométricos para o mês de janeiro. Com previsão de chuva para a semana, a marca deve ser superada. A possibilidade de novos temporais se estende até a manhã da próxima terça-feira (17).

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima, a formação de áreas de instabilidade e a aproximação de uma frente fria ao longo da semana contribuem para aumentar os índices de precipitação na capital. “A partir de quarta-feira [18] uma frente fria partindo do litoral de São Paulo deve chegar a Belo Horizonte, o que favorece para termos novos temporais até o próximo domingo [22]”, destaca.

Ainda conforme o especialista, os belo-horizontinos poderão perceber ligeira queda de temperatura em decorrência da aproximação de massa de ar frio. Nesta segunda, os termômetros variam entre 18°C e 25°C, com umidade relativa do ar acima dos 65%.

No início da tarde de hoje, a Defesa Civil de Belo Horizonte já registrava chuva nas regionais Nordeste e Leste da capital.

Volume de chuva

Em final de semana de chuva em Belo Horizonte, a região do Barreiro liderou os índices de precipitação. Entre 19h de sábado (14) e o início da manhã de domingo (15), a regional registrou volume de chuva de 88,6 mm. As regiões Nordeste e Norte da capital aparecem na sequência com maiores índices de chuva — 69 mm e 60,5 mm, respectivamente.

Para o mês de janeiro, a Defesa Civil utiliza como comparativo o volume de chuva de 296,3 mm — o que representa uma marca histórica.

Mortes

Dados atualizados da Defesa Civil de Minas Gerais apontam para 17 mortes registradas no período de chuvas entre o final de 2016 e o início deste ano. Na capital, a última morte registrada pelo órgão da administração estadual ocorreu em dezembro, em decorrência enxurrada que arrastou uma adolescente de 13 anos no Conjunto Felicidade, na Zona Norte de BH.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!