Para os apreciadores de um bom café, aí vai uma notícia triste: segundo Leo Montesanto, fundador da Coffee ++ e entrevistado desta semana no Arreda Pra Cá, podcast do portal BHAZ, a maioria dos cafés vendidos no Brasil não alcança um padrão de excelência. O empresário, cujo café já foi reconhecido como o melhor do mundo, disse a Asafe Alcântara e Alberto André que os melhores grãos vão para o exterior.
Montesanto disse que o propósito da Coffee ++ é garantir que os brasileiros desfrutem do café que merecem. “Infelizmente, você toma as sobras dos gringos, quem paga mais leva. Nós somos um país de terceiro mundo, com economia fraca. Se você for na Europa, Estados Unidos, os caras só tomam café triplo A. A matéria-prima deles é boa”, afirma.
Já em relação ao café comercializado no Brasil, o empresário disse que, se o produtor mostrasse o que ele está torrando junto com os grãos, o brasileiro iria parar de tomar café. “O café tradicional, aquele que você está acostumado a beber, é o que nós, técnicos, chamamos de ‘consumo 600 defeitos’, oriundos de pragas, doenças e mal secagem”, conta.
“Além disso, a lei brasileira permite que o café tradicional contenha até 1% de impurezas, como pedras, paus, milho, casca, folha, isso tudo é impureza. Você já viu algum café tradicional sendo vendido em grãos? Se ele te mostrar o que ele tá torrando, você vai parar de tomar café”, conclui.
Quer saber mais sobre a produção de café? Confira abaixo o episódio do Arreda Pra Cá com Leo Montesanto.
Confira abaixo o episódio completo no Spotify