Home Notícias Internacional Jornal revela como Uber engana autoridades de cidades em que foi proibido

Jornal revela como Uber engana autoridades de cidades em que foi proibido

O jornal norte-americano The New York Times revelou na sexta-feira (3) que há anos a empresa de motoristas particulares Uber utiliza um software para evitar que os condutores cruzem com a polícia de cidades em que o aplicativo foi proibido.

O noticiário ouviu quatro funcionários da empresa – antigos e atuais – que confirmaram que a Uber utiliza a ferramenta em diversas cidades dos EUA (como Boston e Las Vegas) e de outros países como Austrália, China, Coreia do Sul e Itália. Os funcionários ainda completam que a utilização do serviço tem o aval da equipe jurídica da empresa.

O programa utilizado se chama Greyball e consiste em reunir dados recolhidos através da própria Uber e outros mecanismos para identificar e evitar que policiais estejam nas proximidades ou utilizem o serviço.

O Greyball faz parte de um programa mais amplo denominado VTOS (“Violation of terms of service” ou “Violação dos termos de serviço”). A utilização do software é feita desde 2014.

O uso do Greyball foi flagrado em vídeo no final de 2014, quando Erich England, um oficial de Portland, nos EUA, tentou chamar um Uber no centro da cidade em uma operação para investigar a empresa. Na época, o serviço tinha acabado de chegar na cidade e estava operando ilegalmente.

No vídeo, o oficial se passa por um passageiro e observa no aplicativo as rotas que os carros fazem para se desviar da polícia. O que o Erich England não esperava era que alguns veículos ali mostrados não representavam motoristas reais.

Além disso, em outros momentos o aplicativo informa, falsamente, que não há carros disponíveis. Isso aconteceu porque a empresa, por meio do programa Greyball, descobriu e marcou que Erich England e outros amigos se tratavam de autoridades locais.

Confira no vídeo

Comentários

Rodrigo Salgado

Rodrigo Salgado é jornalista e redator no Portal Bhaz.

Carregar mais em Internacional