Áreas sob viadutos de BH terão espaços de cultura, alimentação e lazer

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta quarta-feira (22) um novo programa para instalar espaços de cultura, alimentação e lazer sob viadutos da capital. Com o objetivo de “promover a convivência e valorizar o espaço urbano”, o projeto prevê a instalação de serviços como atendimento jurídico, cabeleireiro, alimentação e oficina.

“A iniciativa tem o objetivo de promover a convivência e valorizar o espaço urbano com projetos que colaborem com a revitalização das áreas sob os viadutos”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

As entidades responsáveis pela implantação do projeto receberam hoje os termos de Direito Real de Uso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE). Esses órgãos (confira a lista abaixo) foram selecionados a partir de um chamamento público realizado pela PBH.

As propostas foram apresentadas em setembro de 2015, com reabertura em dezembro do mesmo ano. Em maio de 2016, a administração municipal oficializou no DOM o interesse permanente em receber propostas, possibilitando a apresentação de projetos a qualquer tempo.

A utilização das áreas pode ser feita com fins lucrativos ou não. Os projetos devem levar em conta a revitalização urbanística e paisagística do local e o desenvolvimento de atividades sociais ou comerciais e compreendam a conservação, manutenção e limpeza das áreas.

Confira as entidades, locais e projetos aprovados:

Entidade
ViadutoBairro
Proposta
Sindicato dos Empregados nas Empresas de Transporte de Valores no Estado de Minas Gerais (Sinttrav MG)Viaduto Ângelo Pedersoli, sobre a Via ExpressaPradoServiços de alimentação, atendimento jurídico, cabeleireiro.
Centro dos Chauffeurs de Belo HorizonteViaduto Sara Kubitscheck – Viaduto B, sobre a Av. Olegário MacielBonfimBanheiros, loja e oficina.
Central Única de Favelas – Minas Gerais (CUFA MG)Viaduto Santa TerezaCentroÁreas para exposição, eventos, comercial, esporte e lazer.
Fundação DoimoViaduto Nansen Araújo (Viaduto A, trecho da Rua Saturnino de Brito)CentroMercado de agricultura familiar.

Com PBH

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!