PBH promete retirada de mais de 400 camelôs ilegais do Hipercentro em até dois meses

Arquivo/Gercom Venda Nova/PBH

Na tarde desta segunda-feira (27), durante coletiva de imprensa que reuniu representantes das secretarias de Serviços Urbanos e de Políticas Sociais, além do comandante da Guarda Municipal , a prefeitura apresentou o chamado Plano de Reabilitação do Hipercentro da capital. A iniciativa prevê a retirada de todos os camelôs ilegais da região.

Um levantamento produzido pela Prefeitura de BH (PBH) aponta que 647 camelôs trabalham atualmente no Hipercentro, sendo que apenas 205 deles têm autorização para atuar nas ruas (80 são pessoas com deficiência e 125 artesãos ou indígenas). De acordo com a secretária municipal de Serviços Urbanos, Maria Caldas, em até 60 dias todos os vendedores em situação irregular serão retirados da região.

“Nos próximos 30 dias, trabalharemos para conhecer as condições dos camelôs, além de orientá-los sobre oportunidades para inserção no mercado formal de trabalho. Na sequência, em até 60 dias, vamos concluir o diagnóstico do Hipercentro, com a construção de alternativas, o início da revitalização dos shoppings de comércio popular e a implantação de ações fiscais punitivas”, afirmou.

O objetivo geral do plano inclui a ampliação das oportunidades de inclusão social e produtiva, a melhoria das condições de segurança para benefício dos comerciantes, dos moradores e dos pedestres e a geração de condições para o desenvolvimento econômico, por meio do estímulo do uso residencial de prédios vazios e a atração de novos investimentos para o Hipercentro.

Amira Hissa/PBH

Moradores em situação de rua

O levantamento da PBH também apontou que três mil pessoas se encontram em situação de rua em toda a cidade, sendo que quase duas mil transitam diariamente pelo Hipercentro. As principais reivindicações dessa parcela da população são acesso à documentação, alimentação, banheiros públicos, tratamentos de saúde, acolhimento institucional e trabalho.

“Vamos diagnosticar os equipamentos públicos e serviços socioassistenciais da cidade, intensificar a abordagem social, fazer o atendimento nos centros de referências inclusive aos finais de semana, qualificar e ampliar as vagas de acolhimento, além de aumentar as oportunidades de qualificação profissional para essas pessoas”, afirma Maíra Colares, secretária municipal de Políticas Sociais.

Segurança

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, explicou que o plano de revitalização também inclui a presença de 100 agentes da corporação em áreas do Hipercentro com maior número de ocorrências, principalmente o furto e roubo de celulares, como as praças Sete, Rio Branco [da rodoviária] e da Estação.

Com PBH

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!