Home Notícias BH Amigos distribuem roupas de frio e cobertores a moradores de rua em BH

Amigos distribuem roupas de frio e cobertores a moradores de rua em BH

O frio continua na capital mineira e as pessoas em situação de rua são as que mais sofrem. Na semana passada, alguns amigos começaram uma campanha para arrecadar alimentos, roupas de frio e cobertores para essas pessoas. O resultado foi o melhor possível, tendo sido recolhidas mais de 500 peças.

Bruno Andrade, Daniela Cruz, Elaine Silva, Elayne Alcântara, Gabriela Souza, Jeniffer Fernandes e Marlon Pereira são estudantes e responsáveis pela ideia. Entre os itens arrecadados estão cobertores, sapatos, meias, calças, agasalhos e alimentos. Na noite dessa segunda-feira (10), eles se reuniram para fazer a distribuição das peças. E também levaram bolo e leite quente para quem precisava.

Os locais escolhidos foram os arredores da Rodoviária de BH e a Praça Sete, onde encontram-se muitas pessoas morando na rua. “Foi muito bacana. As pessoas ficaram felizes e até pediram para tirar fotos com a gente”, conta Jeniffer Fernandes.

Amigos distribuem cobertores e peças de inverno para moradores de rua no centro de BH (Arquivo pessoal)

Os amigos continuarão a ajudar. “Essa foi só a primeira a vez. Já estamos arrecadando mais coisas e vamos distribuir assim que juntarmos uma boa quantidade”, comenta Jeniffer. Quem quiser ajudar, basta enviar uma mensagem para os celulares 98412-1558 (Jeniffer) ou 97514-6859 (Gabriela).

Serviço Especializado em Abordagem Social

Em épocas como a atual, de extremo frio, a Prefeitura de Belo Horizonte tem um estrutura que ajuda a minimizar o desconforto das pessoas que moram na rua. Nos Centros de Referência da População em Situação de Risco, localizados nos bairros da Floresta e Barro Preto, os usuários podem se higienizar, utilizar banheiros, lavar suas roupas, participar de oficinas e receber atendimento psicossocial, entre outras atividades.

Também para os moradores de rua, a PBH mantém ainda Unidades de Acolhimento Institucional (albergues, abrigos e repúblicas), totalizando cerca de 1,3 mil vagas, nas quais as pessoas em situação de rua podem também se higienizar e utilizar banheiros para suas necessidades fisiológicas.

Vagas disponíveis nos abrigos

Os abrigos que acolhem as pessoas em situação de rua em Belo Horizonte ainda possuem vagas disponíveis. A Prefeitura informa que construirá novos abrigos de acordo com a demanda, devendo os primeiros ser feitos na região Central.

Confira a lista completa dos locais, com endereço e telefone.

  • ALBERGUE TIA BRANCA – Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta – Tel: 3277-1639
  • ABRIGO SÃO PAULO – Rua Elétron, 100, Primeiro de Maio – Tel: 3433-4993
  • ABRIGO POMPEIA – Rua Coronel Otávio Diniz, 29 – Pompeia – Tel: 3277-5753
  • POUSADINHA MINEIRA – Rua Espírito Santo, 604, Centro – Tel: 3224-1033
  • PÓS-ALTA HOSPITALAR – Rua Além Paraíba, 181, Lagoinha – Tel: 3423-8349
  • CENTRO POP AV. DO CONTORNO – Av. do Contorno, 1082 – Barro Preto – Telefone: 3277-4555
  • CENTRO POP LESTE – Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta – Tel: 3277-1639
Acompanhe o Bhaz também no Youtube assinando nosso canal.

Comentários

Vitor Fernandes

Jornalista e redator no Portal Bhaz

Carregar mais em BH