Circuito Liberdade receberá maratona criativa internacional

O coração do Museomix MG Circuito Liberdade será o Rainha da Sucata (Izabel Chumbinho/Iepha-MG)

O Circuito Liberdade receberá, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o Museomix, uma maratona criativa internacional, que acontece simultaneamente em diversos países e museus. O lançamento do projeto em Belo Horizonte será nesta quinta-feira (27), no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, às 18h30. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Além da apresentação do Museomix, estão previstas algumas “degustações tecnológicas”, construídas pelo próprio museu e pelo Centro Universitário Newton Paiva, parceiro do Circuito Liberdade na realização da maratona. Na mesma noite, haverá, ainda, apresentação musical do Duo Vera Cruz, que faz parte do projeto do museu Ensaio Aberto.

Com duração de três dias, o Museomix é feito por uma comunidade diversificada de designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, amadores ou profissionais, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro.

Unindo ideias criativas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, os participantes – chamados de “museomixers” – imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

O projeto teve origem na França, no ano de 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em novembro de 2017, o Museomix estará presente, pela primeira vez, na América do Sul e em Belo Horizonte.

O coração do Museomix MG Circuito Liberdade será o Rainha da Sucata, um edifício em estilo pós-moderno, construído sob a perspectiva questionadora aos dogmas da época de sua construção.

Sua alma vanguardista inspira e encoraja o surgimento de novas ideias, ao mesmo tempo em que carrega consigo a referência histórica, arquitetônica e simbólica dos edifícios do Circuito Liberdade e da cidade de Belo Horizonte.

Além da maratona criativa de três dias, o Museomix 2017 Circuito Liberdade irá trazer ao público uma extensa programação associada, a partir de setembro, com atividades gratuitas voltadas para a temática cultura, tecnologia e inovação.

Serão oficinas, palestras, mostras e diversas atrações para todas as idades, realizadas nos espaços culturais do Circuito Liberdade. A programação será divulgada em breve no site do Circuito Liberdade.

Degustação tecnológica

Na noite de lançamento do Museomix, a equipe do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal vai apresentar o Media Guide, um aplicativo gratuito que auxilia o visitante e permite um passeio virtual pelas instalações do espaço, localizando salas e obras específicas do acervo em um ambiente virtual 3D bastante realista e preciso.

O Centro Universitário Newton Paiva vai mostrar o resultado de um dos trabalhos do seu FabLab, que alinha “cultura maker” e prototipação. Os alunos do curso de Arquitetura desenvolveram uma cadeira de baixo custo para pessoas com problemas na região lombar da coluna. Este projeto venceu a categoria “Chair Design Challenge” do concurso internacional promovido pela Stanford University, Califórnia – EUA.

Serviço

Lançamento Museomix MG 

Quando? Quinta-feira – 27 de julho – 18h30;

Onde? Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/n – Funcionários, Belo Horizonte;

Valor? Gratuito.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!