Com Uber legalizado, Buser acredita em brecha para operar sem interferências

Em julho, por decisão judicial, viagem inaugural do Buser não pôde ser feita

A liberação dos aplicativos de transporte, como o Uber e o Cabfy, hoje pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), abre caminho para que outros aplicativos também possam começar a operar sem o risco de sofrerem impedimentos legais. Um desses aplicativos é o Buser, que ficou conhecido como o “Uber de ônibus”, cuja viagem inaugural foi impedida de ser feita por liminar judicial.

“Novidades disruptivas como o Uber e o Buser não podem ser analisadas sob a ótica de marcos regulatórios às vezes muito antigos e carentes de atualizações, sob pena de lesar a população; no caso dos ônibus, a população de renda mais baixa, que não pode viajar de avião”, comenta Marcelo Abritta, um dos fundadores do Buser.

Sobre a decisão, o criador do aplicativo Buser é taxativo. “O judiciário é moderno e entende que na medida que o mundo e a tecnologia avançam, alguns paradigmas devem ser rompidos, para o bem da população”, completa Marcelo Abritta. A plataforma ainda não tem data para lançamento e a volta das viagens. De acordo com a assessoria, os advogados trabalham para derrubar a liminar da Justiça e garantem que novidades virão em breve.

Buser

Buser é um aplicativo de desenvolvedores brasileiros para oferecer preços mais em conta para viagens intermunicipais. A nova tecnologia é baseada no conceito de economia compartilhada que promete ligar passageiros a empresas de transporte executivo. Dessa forma, será possível oferecer descontos de até 60% em relação ao transporte tradicional.

Porém, a viagem inaugural do Buser, o Uber de Ônibus, que aconteceria na primeira sexta-feira de julho, foi impedida por uma ordem judicial que não permitiu a saída do veículo que teria como destino a cidade de Ipatinga, na região no Vale do Aço. A Polícia Militar (PM) foi chamada até o local e passageiros ficaram sem saber o que fazer.

Polícia e DER impedem primeira viagem do ‘Uber de Ônibus’ em BH (Bhaz/Vitor Fernandes)
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!