Home Veículos Acelera aí Sexta geração do Polo chega em 4 versões e deixa Argo e cia. em alerta

Sexta geração do Polo chega em 4 versões e deixa Argo e cia. em alerta

Volkswagen aposta alto no Novo Polo, que chega à sua sexta geração. Para a montadora, o modelo vai marcar o início de uma nova fase para a marca no Brasil. O hatch chega com visual mais moderno, muita tecnologia, três opções de motor, duas de câmbio e quatro de acabamento. Com preços que variam de R$ 49.990 a R$ 69.190, ele vai encarar Chevrolet Onix, Fiat Argo, Ford New Fiesta e Hyundai HB20.

O Novo Polo foi desenvolvido sobre a plataforma MQB, que, além do Polo, vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos. O modelo começa a ser vendido com três opções de motores (1.0 aspirado de três cilindros, que gera 75cv e 84cv; 1.6 MSI, que desenvolve 110cv e 117cv; e 1.0 turbo, que gera 116cv e 128cv), duas de câmbio (manual, de cinco velocidades; ou automático, de seis marchas) e quatro versões de acabamento: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI

As linhas são praticamente as mesmas do modelo europeu, exceto pela frente, que foi desenhada para o mercado brasileiro. O novo Polo tem silhueta bem mais alongada. A distância entre-eixos, o comprimento e a largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma. Em relação ao modelo anterior, o Novo Polo ganhou em comprimento (167 mm) e entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm) e ficou 21 mm mais baixo.

A linha de teto ficou mais longa. Na traseira, ela se une a um defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do Novo Polo. Os detalhes que caracterizam o modelo incluem uma longa linha de janelas laterais. A coluna “C”, em particular, que agora alcança mais à frente, torna o estilo do carro mais dinâmico nessa área.

Por dentro, o destaque é a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos digital no qual as informações são implementadas via software. As informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de bom tamanho (10,25 polegadas), do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

No pacote tecnológico, entre itens de série e opcionais, destacam-se os controles de tração e estabilidade com bloqueio eletrônico do diferencial, limpeza automática dos discos de freio (melhora a frenagem em pista molhada), monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão (aciona automaticamente os freios quando o veículo se envolve numa batida, para evitar uma outra colisão) e detector de fadiga (analisa a forma de dirigir do motorista e emite um alerta).

Quanto à conectividade, há três sistemas de infotainment, entre eles o Discover Media, com tela de 8 polegadas e três entradas USB, entre outros itens. Todas as versões do Novo Polo trazem de série o prático suporte para celular sobre o painel, com entrada USB para carregamento.

Pacote de segurança

O pacote de segurança é digno de elogios e obteve notas máximas no teste de colisão do LatinNCAP, tanto na proteção para adultos como para crianças: mais de 50% da estrutura da carroceria é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente; todas as versões têm quatro airbags (frontais e laterais) e sistemas Isofix e top-tether para fixar cadeiras infantis.

São sete opções de cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas). Todas as versões vêm de série com direção com assistência elétrica, ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto. Confira a lista de equipamentos e os preços de cada versão, sem os opcionais:

Equipamentos e preços

Polo 1.0 – R$ 49.990

De série – Direção elétrica, ar-condicionado, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico e travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.

Opcionais – Sistema de som com tela touchscreen e App-connect, volante multifuncional, controle eletrônicos de tração e estabilidade e rodas de liga de 15 polegadas.

Polo 1.6 – R4 54.990

De série – Direção elétrica, ar-condicionado, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, sistema infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN; e travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.

Opcionais – Sistema de som com tela touchscreen e App-connect, volante multifuncional, controle eletrônicos de tração e estabilidade e rodas de liga de 15 polegadas.

Polo Comfortline 200 TSI – R$ 65.190

De série – Direção elétrica, ar-condicionado, assistência de partida em subida, sensores de estaconamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, controles eletrônicos de estabilidade e tração, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 15 polegadas vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, sistema de som “Composition Touch” com App-Connect e volante multifuncional.

Opcionais – Acesso ao veículo sem uso de chave e botão para partida no motor, controle automático de velocidade, farol com ajuste automático de intensidade e função corning/leaving home, sensores de chuva e crepuscular, volante com shift paddles, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital, câmera traseira, porta-luvas refrigerado, Multicollision Brake, rede no porta-malas e rodas de liga de 16 polegadas.

Polo Highline 200 TSI – R$ 69.190

De série – Direção elétrica, ar-condicionado digital, assistência de partida em subida, sensores de estacionamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, controles eletrônicos de estabilidade e tração, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, faróis com luzes diurnas de LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 15 polegadas vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, porta-luvas refrigerado, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, sistema de som “Composition Touch” com App-Connect e volante multifuncional em couro com shift paddles.

Opcionais – Bancos em couro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira, indicador de controle da pressão dos pneus, detector de fadiga, farol com ajuste automático de intensidade e função corning/leaving home, rede no porta-malas, Multicollision Brake, sensores de chuva e crepuscular, sistema infotainment “Discover Media” com navegação, App-Connect e comando de voz; porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço e rodas de liga de 17 polegadas com pneus 205/50 R17.

Veja mais conteúdos do Acelera Aí aqui.

Texto: Eduardo Aquino
Fotos: Volkswagen/Divulgação

Comentários

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Carregar mais em Acelera aí